27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasVazio sanitário da soja será de 137 dias no MT

Vazio sanitário da soja será de 137 dias no MT

Vazio sanitário da soja é ampliado para 137 dias em Mato Grosso

Medida passa a valer a partir de 1º de maio para safra 2015/2016

 

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso foi ampliado de 90 para 137 dias. Uma portaria conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) e da Secretaria de Agricultura do Estado (Sedraf) definiu a data de início em primeiro de maio e a data final em 15 de setembro. A decisão terá validade a partir da safra 2015/2016.

Esta é uma medida de controle legislativo que, aliada a outras técnicas de manejo adotadas pelo produtor, visa minimizar os impactos causados pela ferrugem asiática - Crédito Miriam Lins
Esta é uma medida de controle legislativo que, aliada a outras técnicas de manejo adotadas pelo produtor, visa minimizar os impactos causados pela ferrugem asiática – Crédito Miriam Lins

Durante todo este período não será permitida a presença de plantas vivas de soja em áreas sob sistema de irrigação, de cultivo tradicional ou qualquer outra forma. As exceções são indicadas na Instrução Normativa 007/2014 publicada na edição do Diário Oficial do Estado, desta quarta, dia 22. O documento trata das medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja no Estado de Mato Grosso.

 

Aprosoja-MT discorda de novo período de vazio sanitário

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) divulgou nota, na qual discorda da nova data para a proibição do plantio de soja no Estado. O presidente da Associação, Ricardo Tomczyk, acredita que o ideal seria aumentar o fim do período para 30 de setembro para que diminua a janela do plantio, sem alterar a data de início.

” A soja colhida antecipadamente acaba disseminando inóculos da ferrugem asiática para outras lavouras, quando não controlado corretamente ” explica.

Tomczyk reforça que a discussão está focada em uma pequena área de plantio de soja safrinha, que representa menos de 2% do total cultivado em Mato Grosso.

” Estamos discutindo a eficiência de fungicidas e o impacto nas lavouras, mas os órgãos competentes tentam resolver um pequeno problema e deixam de fora 98% da área de soja do Estado ” destaca.

A Aprosoja-MT entende que há problemas técnicos no manejo da safrinha de soja, mas ressalta que este período de vazio sanitário irá impactar fortemente no mercado de sementes.

” Na safrinha há a produção de sementes salvas e isso é uma forma de regular o mercado, fato importante para o produtor ” diz Tomczyk.

Conforme a nota, além da preocupação com a safra de soja, há outros setores que também serão impactados com a medida, a exemplo dos produtores de algodão e girassol.

” A discussão precisa ser reaberta para chegarmos a um consenso ” frisa o presidente.

Fonte: CANAL RURAL
ARTIGOS RELACIONADOS

Como garantir a alta produção com qualidade?

AutorGilberto Rostirolla Batista de Souza Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento – Ginegar Brasil gilberto@ginegar.com.br A Ginegar é uma empresa especializada em materiais para o agronegócio...

Agrishow 2024 é marcada por jornada interativa por ecossistema de tecnologias de irrigação

A 29ª edição da Agrishow, a maior feira do agronegócio no Brasil e uma das principais da América Latina, acontece entre os dias 29...

DuPont Proteção de Cultivos e DuPont Pioneer apresentam tecnologias integradas na Expodireto Cotrijal

Sementes híbridas de milho, cultivares de soja e o novo fungicida Vessaryaâ„¢ serão os principais atrativos do estande das empresas   As empresas DuPont Proteção de...

Monitoramento de umidade do solo – Viável até para pequenos produtores

  Diante da maior crise hídrica dos últimos tempos, a saída para o agricultor que irriga é, sem dúvida, lançar mão de soluções inovadoras baseadas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!