22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTomate BRS Zamir com elevado teor de licopeno é apresentado pela Embrapa...

Tomate BRS Zamir com elevado teor de licopeno é apresentado pela Embrapa na Anuga 2024

Foto: BOITEUX, Leonardo

A cultivar de tomate BRS Zamir é um híbrido do segmento grape para consumo fresco, cujo destaque é seu elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres no organismo. Desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, a cultivar representa uma nova geração de híbridos enriquecidos: o teor do pigmento antioxidante licopeno alcança até 144 μg/g, enquanto outros híbridos comerciais do segmento grape disponíveis no mercado brasileiro obtêm por volta de 40 μg/g.

Além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando num excelente impacto sensorial/gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento ‘grape’.

De acordo com os pesquisadores, o desempenho do híbrido BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovadas em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico.

Para os produtores rurais, essas vantagens são agregadas a outros componentes de cultivo, a exemplo da produtividade e durabilidade pós-colheita: são em média oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido. O material possui um gene que estimula a bifurcação dos cachos e aumenta o número de frutos por penca, o que o torna extremamente atrativo para o produtor. 

Cultivo: O cultivo protegido é preferencialmente recomendado para o novo híbrido, embora, com manejo adequado, o plantio em campo aberto não diminua as suas qualidades. 

A cultivar BSR Zamir foi desenvolvida via contrato de parceria celebrado entre a Embrapa Hortaliças e a empresa Agrocinco Comércio de Produtos Agropecuários Ltda, que tem exclusividade de comercialização das sementes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisa identifica nematoide nocivo ao cultivo de tomate industrial em Goiás

Nematoide-das-lesões-radiculares (Pratylenchus brachyurus) atinge mais de 540 hectares de tomates em Goiás.

Produção de coentro em cultivo protegido

Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia robertacamargoss@gmail.com Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Fitotecnia ernanelemes@yahoo.com.br João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo joaoragr@hotmail.com   O coentro (Coriandrumsativum...

Escassez de boro limita produtividade do tomate

A escassez de boro é um fator limitante que compromete a produtividade e qualidade dos tomates.

Algas: Mais tempo de prateleira para o tomate

Para melhorar o rendimento das culturas, sem impactar negativamente o meio ambiente em diversas regiões do mundo, produtos à base de algas marinhas têm sido cada vez mais aplicados na agricultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!