22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasDia Internacional do Milho: versátil para consumir, aprenda a plantá-lo na sua...

Dia Internacional do Milho: versátil para consumir, aprenda a plantá-lo na sua horta

Nesta quarta-feira (24) é comemorado o Dia Internacional do Milho

Divulgação

Saboroso e saudável, o milho é um alimento multifacetado e um item que não pode faltar na mesa de milhares de famílias ao redor do mundo. Ele pode ser consumido na rotina de diversas formas, como cozido, frito, torrado, refogado, na forma de salada, bolos, doces, sucos, sorvetes e muito mais.

Apesar de ser consumido durante todo o ano, é muito comum vê-lo ainda mais em alta nas festividades juninas ao redor do país. 

No próximo dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Milho, na culinária brasileira três tipos são os mais comuns na hora de elaborar pratos, são eles o milho doce, milho verde e o milho pipoca. Mas o melhor de tudo é que você pode plantá-los em sua horta para poder realizar essas receitas com milhos fresquinhos plantados por você.

Para te ajudar nessa missão, a ISLA Sementes, empresa brasileira com o mais diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e árvores nativas do Brasil, traz dicas de como plantar a hortaliça em casa.

Como plantar

Primeiramente, atente-se que a época ideal para o cultivo de milho, normalmente, em grande parte das regiões brasileiras é entre os meses de setembro a abril.

É importante deixar as plantas de milho no lugar mais ensolarado do seu quintal, já que esse tipo de cultivar gosta bastante do contato com a luz. Além disso, deve-se ter ciência de que a planta de milho pode atingir quase dois metros de altura. 

Prepare o solo do canteiro

Para preparar o canteiro, é preciso que seja retirado qualquer planta, pedra ou objeto que possa atrapalhar o crescimento do seu milharal. Caso queira acrescentar adubo orgânico na terra, é recomendado fazer isso entre duas a quatro semanas antes de semear o milho. Dessa forma os nutrientes estarão totalmente incorporados no solo.

Conclua o semeio

Plante o milho em linhas em um canteiro, respeitando a distância de um metro entre as linhas e 25 cm entre cada planta.

Cave uma pequena cova de aproximadamente dois dedos de profundidade e deposite três sementes. Caso as três germinem, escolha a mais forte e realize o raleio das plantas menores. 

Regas 

Assim como todo plantio, as regas são essenciais para um bom desenvolvimento do milharal, uma vez que a falta de água pode ocasionar a produção de poucos grãos em cada espiga.

É importante também utilizar o Adubo Organomineral Completo para Plantas de 10 em 10 dias para ajudar na nutrição das plantas.

Limpeza da área e colheita

Ervas e plantas daninhas podem crescer em seu milharal, por esse motivo, é importante estar atento para realizar a limpeza das plantas concorrentes com frequência.

Cerca de 90 dias após o semeio, você conseguirá colher as suas primeiras espigas que podem variar de 12 a 30 centímetros dependendo da variedade. É importante realizar a colheita da espiga quando seus “cabelos” estiverem secos e dourados. 

Nesse ponto, os grãos estarão se apertando na espiga, produzindo um líquido branco quando perfurado. Este é o ponto ideal de colheita para o milho verde ou o milho doce. Caso você tenha optado pela produção do milho pipoca, aguarde os grãos secarem na espiga.

Dica de conservação

Caso abra as cascas do milho e não for cozinhá-lo logo em seguida, guarde-o na geladeira ainda na casca. Dessa forma é possível manter a umidade natural do alimento preservando-o seus nutrientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição: Eficiência e produtividade do milho

O milho (Zea mays L.) é a cultura mais produzida no mundo, com produção mundial de 1,1 bilhão de toneladas. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção brasileira de milho na safra 2020/21 terá projeção de 106 milhões de toneladas, em uma área de 18,7 milhões de hectares.

Soja resistente aos nematoides otimiza produtividade

Os fitonematoides se destacam pela sua importância econômica, principalmente em culturas como a soja, o milho e o feijão. As principais espécies-praga são distribuídas em quatro gêneros, que são Heterodera, Meloidogyne, Pratylenchus e Globodera (Davis e Curty, 2011; Moens e Perry, 2009) que acometem várias culturas agrícolas.

Imposto de importação para soja e milho é zerado até 2021

Dois dos principais grãos da agricultura nacional - soja e milho - terão a alíquota do imposto de importação zerada a fim de manter o equilíbrio na oferta desses produtos no mercado doméstico.

Safra 2024/2025 de milho: produtividade e o manejo integrado serão essenciais para o sucesso do agricultor

Com soluções eficazes no controle de plantas daninhas e insetos, agricultores buscam manter a posição do país no mercado global, superando desafios que podem limitar a produção do grão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!