26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasDia Internacional do Milho: versátil para consumir, aprenda a plantá-lo na sua...

Dia Internacional do Milho: versátil para consumir, aprenda a plantá-lo na sua horta

Nesta quarta-feira (24) é comemorado o Dia Internacional do Milho

Divulgação

Saboroso e saudável, o milho é um alimento multifacetado e um item que não pode faltar na mesa de milhares de famílias ao redor do mundo. Ele pode ser consumido na rotina de diversas formas, como cozido, frito, torrado, refogado, na forma de salada, bolos, doces, sucos, sorvetes e muito mais.

Apesar de ser consumido durante todo o ano, é muito comum vê-lo ainda mais em alta nas festividades juninas ao redor do país. 

No próximo dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Milho, na culinária brasileira três tipos são os mais comuns na hora de elaborar pratos, são eles o milho doce, milho verde e o milho pipoca. Mas o melhor de tudo é que você pode plantá-los em sua horta para poder realizar essas receitas com milhos fresquinhos plantados por você.

Para te ajudar nessa missão, a ISLA Sementes, empresa brasileira com o mais diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e árvores nativas do Brasil, traz dicas de como plantar a hortaliça em casa.

Como plantar

Primeiramente, atente-se que a época ideal para o cultivo de milho, normalmente, em grande parte das regiões brasileiras é entre os meses de setembro a abril.

É importante deixar as plantas de milho no lugar mais ensolarado do seu quintal, já que esse tipo de cultivar gosta bastante do contato com a luz. Além disso, deve-se ter ciência de que a planta de milho pode atingir quase dois metros de altura. 

Prepare o solo do canteiro

Para preparar o canteiro, é preciso que seja retirado qualquer planta, pedra ou objeto que possa atrapalhar o crescimento do seu milharal. Caso queira acrescentar adubo orgânico na terra, é recomendado fazer isso entre duas a quatro semanas antes de semear o milho. Dessa forma os nutrientes estarão totalmente incorporados no solo.

Conclua o semeio

Plante o milho em linhas em um canteiro, respeitando a distância de um metro entre as linhas e 25 cm entre cada planta.

Cave uma pequena cova de aproximadamente dois dedos de profundidade e deposite três sementes. Caso as três germinem, escolha a mais forte e realize o raleio das plantas menores. 

Regas 

Assim como todo plantio, as regas são essenciais para um bom desenvolvimento do milharal, uma vez que a falta de água pode ocasionar a produção de poucos grãos em cada espiga.

É importante também utilizar o Adubo Organomineral Completo para Plantas de 10 em 10 dias para ajudar na nutrição das plantas.

Limpeza da área e colheita

Ervas e plantas daninhas podem crescer em seu milharal, por esse motivo, é importante estar atento para realizar a limpeza das plantas concorrentes com frequência.

Cerca de 90 dias após o semeio, você conseguirá colher as suas primeiras espigas que podem variar de 12 a 30 centímetros dependendo da variedade. É importante realizar a colheita da espiga quando seus “cabelos” estiverem secos e dourados. 

Nesse ponto, os grãos estarão se apertando na espiga, produzindo um líquido branco quando perfurado. Este é o ponto ideal de colheita para o milho verde ou o milho doce. Caso você tenha optado pela produção do milho pipoca, aguarde os grãos secarem na espiga.

Dica de conservação

Caso abra as cascas do milho e não for cozinhá-lo logo em seguida, guarde-o na geladeira ainda na casca. Dessa forma é possível manter a umidade natural do alimento preservando-o seus nutrientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Kimberlit apresenta tecnologias aos produtores de algodão e milho em evento da EPR

O Essere Group, representado pela Kimberlit Agrociências, participa do 3º Encontro Técnico das culturas do algodão e do milho, que acontece na cidade de...

Produção de milho vai disparar

A produção de milho nesta nova safra 2021/22 deverá atingir 113,99 milhões de toneladas no Brasil, ...

Exportações do agronegócio cresceram 20,9%

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta sexta-feira (23), um estudo sobre ...

Enfezamento do milho: E agora?

O Brasil ocupa lugar de destaque na produção de milho, sendo o terceiro produtor mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!