23.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasButão é nova oportunidade para exportadores de carne suína do Brasil

Butão é nova oportunidade para exportadores de carne suína do Brasil

Foto: Belgo Bekaert

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aplaudiu o anúncio feito ontem pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, com a finalização do processo e oficialização da abertura do mercado de Butão para a carne suína do Brasil.

País com quase 1 milhão de habitantes, conforme indicadores locais, mais de 20% de sua população consome carne suína.

Apesar disso, o consumo per capita é relativamente baixo ainda, não chegando a 3 quilos per capita por ano, conforme dados da FAOSTAT. Este é um indicativo de bom potencial para incremento de consumo no país, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

“A abertura deste mercado do sul da Ásia acontece em um momento importante para o setor, que tem buscado ampliar a capilaridade das exportações brasileiras, se somando à outras aberturas e ampliações conquistadas pelo trabalho de excelência da equipe do Ministério da Agricultura, sob a liderança do Ministro Carlos Fávaro, e do Ministério das Relações Exteriores”, ressalta.

Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, também destaca a boa competitividade que será proporcionada às proteínas brasileiras na região, diante das condições tarifárias vantajosas do mercado butanês.

“A tarifa de importação para a carne suína é semelhante à estabelecida para a carne de frango, em torno de 10% sobre o valor do produto embarcado. É uma condição vantajosa importante para ampliar a nossa presença neste mercado e no nosso papel de apoio à segurança alimentar da população local, sempre em complementaridade com os produtores locais”, destaca.

ARTIGOS RELACIONADOS

A evolução do melhoramento genético suíno

Muitas pessoas confundem raça com linhagem.

Bem-estar dos suínos começa com uma boa seleção genética

Para produzir animais mais resistentes e produtivos é preciso que o produtor primeiramente se atente à escolha de boas matrizes

Suinocultura: gestores valorizam bem-estar animal

Um novo olhar para uma nova suinocultura: novos gestores valorizam bem-estar animal e gestão de pessoas para o sucesso da atividade

Custo de produção de suínos encerra 2022 ultrapassando os R$ 8 por quilo vivo

O ano de 2022 terminou com o custo de produção por quilo de suíno vivo chegando aos R$ 8,07. Este é o maior valor já registrado pela Embrapa Suínos e Aves em sua Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!