19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisFalta de vacina de brucelose preocupa produtores em Mato Grosso

Falta de vacina de brucelose preocupa produtores em Mato Grosso

Divulgação

A escassez de vacinas contra a brucelose tem causado grande preocupação entre os pecuaristas brasileiros, especialmente no estado de Mato Grosso. O Brasil necessita de alguns milhões de doses da vacina para cobrir toda a demanda nacional. No entanto, o estoque atual com liberação imediata não é suficiente.

Embora exista uma previsão de liberação de doses nos próximos dias, esse número não seria capaz de imunizar o rebanho de fêmeas de 3 a 8 meses, evidenciando a gravidade do problema enfrentado pelos produtores rurais.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) está acompanhando de perto as reuniões entre o MAPA e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sidan) para encontrar soluções para essa crise. No último dia 23 de maio de 2024, uma reunião foi realizada onde foram discutidas estratégias para enfrentar a escassez de vacinas com o objetivo de definir ações emergenciais.

Apesar da expectativa de liberação de mais vacinas, a preocupação continua, pois poderá faltar doses para atingir o numero total de bezerras a serem imunizadas. A expectativa é que até o dia 30 de junho, data de encerramento da campanha de vacinação, o Mato Grosso consiga superar esse déficit, e tenha sua demanda atendida.

A Famato aguarda por uma solução definitiva. A eficiência e rapidez na resposta das autoridades serão cruciais para evitar um agravamento da situação e proteger tanto a saúde animal, saúde pública e a economia do setor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Farm Show MT 2023

14 a 18 de março, em Primavera do Leste (MT).

GreenFarm 2024: feira internacional do agronegócio movimentará Mato Grosso

GreenFarm fará conexão de pessoas e empresas do agronegócio com o mercado internacional

Diálogos Boi na Linha: desafios e desenvolvimento da pecuária em MT

Compartilhando experiências e caminhos possíveis para avançar na transição rumo a uma pecuária bovina legal, transparente, sustentável e mais inclusiva em Mato Grosso, o...

Pecuaristas de Mato Grosso devem registrar marca de fogo no Indea-MT

A medida consta na Portaria nº 214/2022 publicada pelo Indea-MT no mês de setembro. O registro da marca a fogo deve ser feito até o dia 30 de junho de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!