Atualmente, a agricultura mundial passa por diversas transformações motivadas pelas novas gerações que assumem as propriedades, pelos avanços tecnológicos e pelas as necessidades da sociedade. A tecnologia na agricultura envolve o uso de diversos sistemas eletrônicos, sensores, circuitos, softwares, hardwares, internet das coisas e aplicação de novas técnicas que geram novas ferramentas digitais, facilitando e tornando mais precisa a operação no campo.
Essas novas soluções têm um grande impacto positivo na operação: contribuem para redução dos custos na propriedade, aumentam a produtividade e melhoram a qualidade dos produtos e serviços, além de promoverem a sustentabilidade.
Com o avanço tecnológico, a gestão agrícola das propriedades rurais também precisa estar atualizada sobre essas inovações, buscando implementá-las para otimizar as operações. Os benefícios desse processo de atualização são inúmeros, tais como:
- Segurança: tecnologias conectadas e integradas, como sensores, motores elétricos e softwares, garantem um controle e monitoramento mais preciso, evitando falhas operacionais em um nível de precisão que olho humano não consegue verificar em tempo real.
- Eficiência: as operações se tornam mais ágeis, liberando tempo para pessoas realizarem outras atividades dentro da fazenda.
- Assertividade: o controle milimétrico das operações, desde o monitoramento de clima para o plantio até a colheita.
- Sustentabilidade: ao aplicar corretamente todos os insumos, as propriedades evitam desperdícios e aplicações desnecessárias.
- Administração: com softwares específicos para propriedades agrícolas, a gestão pode ser melhorada e controlada desde os custos, receitas, estoques entre outros.
- Redução de Custos: o uso de tecnologias, seja de plantio, pulverização ou colheita, permite reduzir o uso de insumos.
- Produtividade: com as ferramentas certas, é possível produzir mais com menos, ou seja, melhorar a produtividade das culturas ou de processos.
Atualmente, segundo algumas pesquisas, cerca de 84% dos agricultores utilizam algum nível de tecnologia para auxiliar na agricultura. Isso mostra que a tecnologia já é uma realidade na agricultura e facilita os processos produtivos das propriedades. O mercado tende, cada vez mais, a aceitar novas tecnologias.
Fonte: Sebrae
As inovações tecnológicas, principalmente ligadas ao plantio, estão se tornado mais sofisticadas, a J.Assy, empresa brasileira presente há 26 anos no mercado, desenvolve continuamente produtos que facilitam o dia a dia dos agricultores. Com um portfólio de produtos altamente eficiente e tecnológico, e empresa traz soluções que otimizam as operações no campo e aumentam a produtividade das lavouras.
Outro ponto que chama a atenção é que todas as tecnologias de plantio desenvolvidas pela empresa são adaptáveis em plantadeiras convencionais. Ou seja, é possível atualizar uma plantadeira antiga, sem nenhum nível tecnológico e obter excelentes resultados no plantio. Esse processo, conhecido no mercado como retrofit, tem crescido exponencialmente no mercado.
João Santos
Supervisor de Marketing de Produtos
Engenheiro Agrícola, Especialista em Marketing e Vendas e Gestão de Projetos