28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesIBGE revela problemas persistentes na segurança alimentar do Brasil

IBGE revela problemas persistentes na segurança alimentar do Brasil

Foto: @greg.lcs

No primeiro semestre de 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que no ano de 2023, 27,6% dos domicílios brasileiros ainda enfrentavam insegurança alimentar. Isso significa que mais de 21 milhões de pessoas têm dificuldade na aquisição de alimentos. Os números são do módulo de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua 2023).

De acordo com o estudo, a forma mais grave de insegurança alimentar afetava cerca de 4,1% dos domicílios, especialmente em áreas rurais. Os dados apontam para uma realidade preocupante: a insegurança alimentar ainda afeta milhões de brasileiros.

Insegurança alimentar x Fome

Insegurança alimentar e fome, conceitos que frequentemente são confundidos. A insegurança alimentar refere-se à redução na quantidade e qualidade dos alimentos disponíveis para uma família. Ela pode variar de leve (incerteza sobre a capacidade de obter alimentos) a grave (dias inteiros sem comida). A fome é a privação crônica de alimentos, o que resulta em acesso insuficiente e padrões anormais de alimentação.

Na atuação de buscar e levar comida a comunidades vulneráveis, o GoodTruck Brasil é uma organização que ganhou destaque internacional ao se dedicar a reduzir o desperdício de alimentos. “No Brasil, o desperdício anual de alimentos seria o suficiente para alimentar cerca de 8 vezes a população em situação de fome. Por isso, iniciativas como a nossa são essenciais para o combate à fome e promoção da segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social. Juntos, podemos fazer a diferença, um prato por vez”, afirma Renata Gonçalves, Diretora Executiva e Presidente do GoodTruck Brasil.

A ONG destina alimentos saudáveis e nutritivos que seriam descartados pelo comércio e indústria para. A entrega é realizada em parceria com lideranças comunitárias e associações de moradores. O GoodTruck atua em seis cidades brasileiras: São Paulo (SP), Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e recém iniciou as operações em Duque de Caxias (RJ). “Nos oito anos de existência do GoodTruck Brasil, já arrecadamos e doamos 860 toneladas de alimentos. Além disso, trabalhamos com o fomento do voluntariado como ferramenta de transformação e na educação nutricional das comunidades atendidas”, destaca Renata.

Conheça alguns projetos do GoodTruck Brasil:

Logística do Bem: o projeto resgata hortifrutis não vendidos e alimentos próximos ao vencimento de supermercados parceiros. Em seguida distribuem esses alimentos para moradores de comunidades vulneráveis.

Saberes e Sabores: a iniciativa atua na educação nutricional para famílias, ensinando e informando sobre escolhas alimentares saudáveis e o uso integral dos alimentos. Semanalmente, alimentos provenientes do programa Logística do Bem são entregues às famílias cadastradas.

Programa de Voluntariado: são encontros imersivos que abordam realidades vulneráveis, desperdício de alimentos e sustentabilidade. Os voluntários preparam marmitas com insumos resgatados de bancos de alimentos.

Atendimento Nutricional: este programa tem foco no atendimento individual e/ou coletivo para as famílias atendidas pelo GoodTruck. As nutricionistas voluntárias se aproximam da história alimentar do indivíduo e/ou grupo, orientando-os de forma acolhedora e empática as suas escolhas alimentares e possíveis mudanças de hábitos, baseando-nos naquilo que o território lhe oferece, e com foco na melhora do bem-estar físico de cada indivíduo.

Dados e Transparência: anualmente é realizada uma pesquisa comunitária para identificação dos níveis de insegurança alimentar das famílias atendidas pela instituição, além de ser uma ferramenta para acompanhar as famílias para além da entrega das cestas do programa Logística do Bem.

Para mais informações sobre o GoodTruck Brasil, acesse o site www.goodtruck.org.br ou o perfil oficial no Instagram: @goodtruckbrasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bio Brazil e Natural Tech destacam palestra sobre produção orgânica

O bate-papo também abrange segurança alimentar e assuntos importantes para o agronegócio.

Escolha: Semente ideal para milho safrinha

O milho safrinha, ou de segunda safra, é semeado entre os meses de janeiro a abril, normalmente após a colheita de soja, sendo cultivado nos Estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Agronegócio e produção de veículos são os responsáveis por números positivos da Indústria

De acordo com dados que acabam de ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná terminou o ano de 2020 com saldo positivo na produção industrial.De acordo com dados que acabam de ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná terminou o ano de 2020 com saldo positivo na produção industrial.

Abacaxi: Pará se destaca na atividade

Ao longo dos anos, desde que o abacaxi se tornou comercial no Brasil, a produção alavancou, e atualmente o Pará se destaca como o principal Estado na quantidade de fruta produzida, seguido pela Paraíba e Minas Gerais ocupando a terceira posição, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797