19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioSem categoriaAprosoja defende que recursos do Plano Safra são insuficientes para atender demandas...

Aprosoja defende que recursos do Plano Safra são insuficientes para atender demandas do setor

Imagem de arquivo mostra sementes de soja

O atraso para o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025 comprometeu o planejamento para tomadores de crédito e instituições financeiras. Embora seja um mecanismo importante à disposição do poder executivo para incentivar a agropecuária brasileira, os recursos e condições anunciadas nesta quarta-feira (03/07), em Brasília, são considerados insuficientes para atender as demandas da produção brasileira.

De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, a maior parte dos recursos não tem equalização de taxa de juros, ou seja, o Governo não está contribuindo para balizar o custo do dinheiro para os produtores rurais.

“O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o Governo não está ajudando em nada o setor”, afirma o dirigente.

Além disso, no que se refere às normas que regem o crédito agrícola, o Governo não tem dado atenção ao setor e criou limitações para a captação de recursos.

O decreto 11.688 de 2023, por exemplo, alterou a destinação das glebas públicas federais e transformou reserva legal e APP em floresta tipo B, que são aquelas comumente chamadas de terras devolutas.

Já a Resolução do Conselho Monetário Nacional número 5.081, de 2023, proíbe bancos de conceder empréstimos para empreendimentos em imóveis rurais sujeitos a embargos por órgãos ambientais, tanto estaduais quanto federais, em todos os biomas. Na prática, a resolução criou um sistema falho de checagem e tirou milhares de produtores totalmente legais do ponto de vista das normas ambientais do sistema de crédito.

A Aprosoja Brasil e demais entidades do setor produtivo já fizeram vários alertas, mas não houve nenhuma solução prática até agora.

Ficou claro após meses de tentativas de diálogo que há posições e ações Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Fazenda para dificultar a concessão de crédito e a regularização fundiária e ambiental, criando de forma desnecessária uma tensão com o setor e alimentando animosidades.

Aprosoja Brasil

ARTIGOS RELACIONADOS

Biológicos incrementam até 8,0 sc/ha de soja

Resultado foi confirmado em trabalho realizado pela Fundação MT, que conduz em todo o Estado diversos experimentos que demonstram ganhos de produtividade e redução de problemas comuns nas lavouras com a adoção de bioinsumos.

Manejo preventivo em grãos armazenados

Com mais um recorde de produção da safrinha do milho, agricultores devem ficar atentos ao cuidado com as pragas no período de armazenamento de grãos para evitar prejuízos

Kynetec lança estudos inéditos sobre nutrição de culturas

Levantamentos começam a ser publicados no mês de junho, com ênfase nos cultivos de soja, cana-de-açúcar, café, milho safrinha e algodão.

Adubação potássica: Essencial para milho e soja

O potássio (K) é um nutriente essencial para as culturas, sendo o segundo elemento mais absorvido pelas plantas por estar associado a estresses bióticos e abióticos, à qualidade de sementes e grãos, resistência a doenças fúngicas e outras funções, o que o torna determinante para a produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!