24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesRota entre Bahia e Ásia ajudará em exportação de grãos

Rota entre Bahia e Ásia ajudará em exportação de grãos

A Rota entre Bahia e Ásia marca um avanço significativo para os produtores de algodão da Bahia, com o lançamento de uma nova rota de exportação. O navio MSC Orion partiu nesta quarta-feira (24) do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador e começará a transportar semanalmente cargas de soja, algodão, café e outros grãos diretamente para compradores na Ásia. Com 366 metros de comprimento, 16 metros de profundidade e capacidade para 15 mil TEUs, o MSC Orion é o maior navio da América Latina a transitar pela Bahia de Todos os Santos.

Navio MSC Orion no Porto de Salvador, Bahia, iniciando a Rota entre Bahia e Ásia
Foto: Marcos Braga / Ascom

Para o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, a Rota entre Bahia e Ásia é um marco para o setor produtivo da Bahia. “É fundamental ter essa rota como alternativa, pois torna o algodão ainda mais competitivo, garantindo um transporte seguro e eficiente até os compradores internacionais e reduzindo os custos para a cotonicultura da Bahia e do Brasil”, afirma.

O conselheiro da Abapa, Júlio Cézar Busato, que tem trabalhado na articulação dessa rota desde 2017, vê a nova rota como uma conquista. “Após anos de negociações e eventos com todos os envolvidos, conseguimos estabelecer esta rota. Nossos produtores têm se empenhado em produzir uma fibra de alta qualidade que conquista mercados internacionais exigentes como China, Turquia e Vietnã. Esperamos que essa opção continue viável e rentável para o produtor baiano”, diz Busato.

Durante a Bahia Farm Show, os cotonicultores destacaram a viabilidade da logística do algodão baiano via Salvador. A vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, sublinha que a nova rota reduz em cerca de 700 quilômetros o frete rodoviário em comparação com Santos (SP), resultando em uma economia de 25% nos custos logísticos. “Esta é uma grande conquista para a Bahia, que agora terá toda a cadeia produtiva, do plantio à exportação dos grãos, em território baiano. O esforço conjunto para implementar essa operação é motivo de grande orgulho para todos nós”, conclui Costa.

ARTIGOS RELACIONADOS

A imponência tecnológica das máquinas agrícolas na Bahia Farm Show 2023

A Bahia Farm Show 2023, com início nesta terça-feira (6), reunirá o que há de mais avançado em plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, tratores, dentre outras tecnologias agrícolas que prometem levar maior precisão e autonomia para o campo. 

Bahia Farm Show 2017 gerou mais de R$ 1,5 bilhão em oportunidades de negócios

Depois de consolidados os dados das propostas repassadas pelas instituições financeiras e expositores, a Bahia Farm Show 2017 encerrou com uma marca histórica, ao...

Bahia Farm Show: investimento em tecnologia no campo alicerça confiança no sucesso

A 18ª edição da maior feira agrícola do Norte e Nordeste brasileiro será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães

Bahia Farm Show começa na próxima semana com a expectativa de atingir a marca de R$ 2 bilhões em negócios

A partir da próxima terça-feira (28) os olhares do setor do agronegócio brasileiro se voltam para o maior evento agrícola do Norte e Nordeste, com o início da 15ª Bahia Farm Show. Até o sábado (1), a Feira será parada obrigatória de agricultores, pesquisadores, estudantes e das mais de 200 empresas expositoras que buscam no evento, uma vitrine estratégica para a divulgação das mais de 900 marcas de produtos e serviços em segmentos como o de sementes, insumos, softwares para o setor rural e até mesmo soluções do setor da construção civil, equipamentos elétricos, irrigação, geração de energia, dentre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!