26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasLei do aumento de áreas irrigadas é sancionada pelo Governo de Minas

Lei do aumento de áreas irrigadas é sancionada pelo Governo de Minas

A Lei do aumento de áreas irrigadas foi sancionada pelo Governo de Minas, promovendo a Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável. Publicada na sexta-feira (26/7) sob o número 24.931, a lei visa expandir a área irrigada do estado, atualmente em torno de 15%, para uma meta de 40% a 50% de forma sustentável.

Foto: Diego Vargas

A nova legislação reconhece a infraestrutura de irrigação como de utilidade pública, o que permitirá uma maior produtividade nas áreas já cultivadas. “A lei possibilitará a realização de até três safras na mesma área, sem a necessidade de desmate ou limpeza de novas áreas de mata nativa. Isso reduz a pressão sobre os recursos hídricos subterrâneos e ajuda na recarga dos aquíferos”, explica Thales Fernandes, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável é uma das mais modernas do Brasil, trazendo mecanismos para a elaboração de planos setoriais adaptados às diferentes regiões do estado. A política incentiva a implementação de projetos de agricultura irrigada públicos, privados e mistos e propõe a concessão e delegação de operações desses projetos.

Além disso, a lei visa resolver conflitos sobre o uso da água ao garantir a disponibilidade hídrica para todos, através da reservação e perenização dos cursos d’água. O planejamento e a execução das ações serão responsabilidade do Conselho Estadual de Política Agrícola (CEPA), que inclui representantes da sociedade civil e do setor produtivo, assegurando um processo decisório participativo.

O Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta desenvolvida pelo Governo de Minas, será fundamental para avaliar e melhorar as sub-bacias hidrográficas do estado, identificando os pontos ideais para a reservação de água.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Como agregar valor ao tomate

    João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo joaoragr@hotmail.com Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia robertacamargoss@gmail.com Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br A cultura...

Viqua: irrigação que dá resultado

A empresa vai apresentar as novas bitolas das conexões galvanizadas e saída de aspersor.

Associação entre mulching e TNT no controle da mosca-branca

  Diego Tolentino de Lima diegotolentino10@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Produção Vegetal - ICIAG-UFU Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Roberta Camargos de Oliveira robertacamargoss@gmail.com Engenheiros agrônomos e doutores...

Miniequipamentos ganham novos usos com implementos

Juliana Pinheiro Dadalto Larissa Nunes dos Santos Doutorandas em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa (UFV) Haroldo Carlos Fernandes Professor do Departamento de Engenharia Agrícola...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797