A EMCO CAL (Ekland Marketing Company of California, Inc.), uma das empresas líderes no licenciamento de cultivares de berries a nível mundial, também está atuando na sua expansão bem-sucedida das novas cultivares de morango para o Brasil.
Entre as novas opções, destaca-se a cultivar de dia neutro da marca Flórida BeautyTM, selecionada de acordo com os elevados padrões de qualidade das frutas, plantas com precocidade produtiva, e com elevada capacidade produtiva.
Origem
Flórida BeautyTM é uma cultivar de morangueiro desenvolvida pela Universidade da Flórida, sendo classificada como de dia neutro e com zero requerimento em horas de frio.
Destaca-se por ser uma das cultivares com maior precocidade, produtividade e de planta compacta, tornando-a ideal para cultivos fora do solo. As frutas são grandes, homogêneas, firmes e doces durante toda a fase de frutificação. É uma das cultivares mais utilizadas para a produção de entressafra, podendo também ser utilizada e manejada como uma cultivar de dia curto.
Uma cultivar sem intervalo vegetativo
Por ser uma cultivar com zero requerimento em horas de frio e de dia neutro, Flórida BeautyTM se difere das demais cultivares pela razão de não possuir intervalo vegetativo, ou seja, mesmo com a utilização de plantas “frigorificadas”, cerca de 45 dias após o plantio é iniciado o período de colheita que transcorre continuamente ao longo do ano.
Esse fator agrega uma relevante vantagem, pois concede precocidade e colheita contínua, permitindo ao produtor maiores ganhos e competitividade. Em muitos casos, Flórida BeautyTM proporciona ao produtor um acúmulo produtivo superior às 300 gramas planta-1 durante o período de intervalo vegetativo das cultivares tradicionais.
A planta
As plantas se caracterizam por serem pequenas e compactas, favorecendo os cultivos em sistemas fora do solo e/ou sistemas com maior densidade de plantas. Devido ao baixo vigor das plantas, não é recomendável realizar o manejo de poda de limpeza das folhas com frequência, pois poderá gerar desequilíbrio da relação fonte e dreno. Automaticamente, haverá uma economia e eficiência importante na utilização da mão de obra.
Também em função das frutas estarem mais expostas e serem mais fáceis de se destacar do pedúnculo, um operador consegue ter maior rendimento de colheita (kg colhido/dia). Outra grande vantagem é a abundante, contínua e estável frutificação ao longo do ciclo, permitindo assim melhor eficiência na utilização da mão de obra para colheita, já que não são verificados picos produtivos concentrados em determinados momentos do ano.
Os ciclos produtivos e vegetativos são expressos de forma independente, fazendo com que a planta não emita estolões durante a fase de produção de frutas, aumentando assim o rendimento da frutificação, sem perdas energéticas com a emissão de estolões, e ao mesmo tempo, reduzindo os manejos culturais no campo.
Essa cultivar também se caracteriza pela maleabilidade produtiva nos diferentes locais de cultivo e pela resposta positiva para diferentes datas de plantio ao longo do ano.
Frutas com maior qualidade e densidade
As frutas de Flórida BeautyTM são de excelente qualidade, e classificadas de tamanho médio a grande, com formato cônico globoso, uniformes e com uma coloração vermelha intensa.
Uma característica muito importante das frutas é que não são observados problemas de “albinismo” durante períodos com nebulosidade e/ou com falta de sol. Além de serem firmes, crocantes, e de excelente pós-colheita, as frutas se destacam por possuírem um teor de sólidos solúveis entre 9/10 °Brix, e um sabor único, gerando uma fidelização por parte dos consumidores e maior valor agregado no preço de venda das frutas.
Também é destacado que as frutas possuem uma densidade que pode ser superior em até 20%, ou seja, as frutas são “mais pesadas” em comparação com as cultivares tradicionais.
Manejo que faz a diferença
Para aproveitar por absoluto a máxima capacidade produtiva de Flórida BeautyTM e atingir produções anuais acima de 1,0 kg planta-1, é necessário pontuar que o produtor deve ter atenção com o correto manejo.
Após o plantio, é importante observar a necessidade de se retirar as duas a três primeiras flores e/ou aumentar a adubação nitrogenada durante os 60 primeiros dias, garantindo assim uma boa formação de sistema radicular, gerando maior equilíbrio, estruturação de planta e tamanho de fruta ao longo do ciclo de cultivo.
Em função do baixo vigor de planta, é recomendável que a cada 50-60 dias o produtor verifique a necessidade de realizar estímulos para o fortalecimento do sistema radicular, perfilhamento e maior estruturação de parte aérea, fazendo com que a planta tenha um contínuo processo de rejuvenescimento e abundante capacidade produtiva.
Para produtores que irão utilizar a mesma planta por mais de um ano, é importante verificar a necessidade de realizar a poda/raleio das coroas.
Se quiser saber mais sobre Flórida BeautyTM e/ou demais cultivares de berries, entre em contato conosco pelo e-mail variety@emcocal.com ou pelo nosso site www.emcocal.com.