25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, janeiro 2, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasTranslocação de fungicidas: o que você precisa saber

Translocação de fungicidas: o que você precisa saber

Destaque no portfólio da empresa, Fulland teve a ampliação dos seus benefícios avaliada em campo.

Crédito Depositphotos

Um dos destaques no portfólio da Satis, o Fulland tem entre suas principais indicações estimular a produção de substâncias de autodefesa das plantas.

Porém, a partir de uma série de pesquisas realizadas em campo, acaba de ser comprovada essa função em benefício da lavoura. Quando usado na calda de aplicação, o produto também favorece a translocação de fungicidas levando à concentração de ativos no terço inferior da soja.

Com isso, combate o chamado “efeito guarda-chuva”, situação quando a pulverização não consegue atingir justamente a parte inferior da planta. Esta ação foi comprovada em tese de doutorado de alunos do programa de pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a partir da análise de estudos em campo.

A pesquisa

Os pesquisadores Jefferson Lima, João da Cunha e Manoel Batista avaliaram o efeito do Fulland na calda de aplicação associado ao manejo químico para garantir a presença de ativos no terço inferior não pulverizado da soja. O principal resultado do estudo, realizado durante duas safras de soja (2022/2023 e 2023/2024), comparou a ação de três fungicidas, entre eles um que é referência no combate à ferrugem asiática, aplicando os produtos apenas na parte de cima das plantas e isolando a de baixo, que representa 33.7% da produtividade. Para a comparação, a mesma prática foi replicada em outras plantas, mas desta vez adicionando o Fulland à calda de pulverização.

O gerente de Inovação da Satis, Fabricio Porto, explica que com a translocação de forma equilibrada e sem causar fitotoxidez, fazendo a deposição de parte dos ativos no terço médio e no baixeiro das plantas, será possível alcançar um melhor controle das doenças nas partes inferiores e que não conseguiam ser protegidas por causa do efeito guarda-chuva. “Dessa forma, se poderá melhorar a epidemiologia, a sanidade da parte inferior das plantas e isso, consequentemente, acarretará em índices melhores de produtividades no final do ciclo”, complementa.

Os testes foram promovidos no Campo Experimental da Satis, em Araxá (MG). Na sequência, as plantas foram enviadas para análise de cromatografia líquida de alta performance para  NUPAM (Núcleo de pesquisas avançadas em matologia) da Unesp em Botucatu (SP). A metodologia detectou e quantificou a translocação de alguns ingredientes ativos fungicidas de partes pulverizadas para partes protegidas das pulverizações (simulando um efeito guarda chuva). Foi constatad que, sem o Fulland na calda, a translocação de fungicidas foi muito baixa na parte inferior. No entanto, com a adição do produto, a concentração foi superior em 6.6 vezes, comprovando que a solução da Satis tem capacidade para agir não só na proteção, mas também no aumento de produção, favorecendo a translocação e a absorção. Conforme o estudo, esse efeito ainda proporcionou incrementos de produtividade aos manejos entre 3 e 24%.

ARTIGOS RELACIONADOS

Zinco aumenta a produtividade da soja

O zinco é um micronutriente requerido em pequenas quantidades pela planta, entretanto, sua disponibilidade faz toda a diferença na produção, pois este elemento está diretamente relacionado ao crescimento e formação dos grãos de soja.

Falta de dessecante trará prejuízos à safra brasileira de soja

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) alerta para a ameaça real ...

Soja com alta produtividade: mais rentável, mais sustentável

É sempre importante ter em mente que não basta produzir, é preciso ser sustentável.

Biond Agro reduz expectativa para safra de soja e milho

Soja apresentará queda na produção de 153,2 milhões para 152,6 milhões de toneladas; milho recua para 118 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!