26.6 C
Uberlândia
terça-feira, fevereiro 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisVedação de pasto garante forragem na seca

Vedação de pasto garante forragem na seca

Prática envolve a exclusão de áreas específicas do pastejo durante a época das chuvas, permitindo que a vegetação acumule uma reserva estratégica para alimentar o rebanho

Vedação de pasto garante disponibilidade de forragem durante períodos de escassez, como a estiagem
Divulgação Connan

A chegada da estação seca sempre causa preocupação ao setor agropecuário pela perspectiva de redução da forragem para alimentar o rebanho. Durante a época das chuvas, uma alternativa para amenizar o problema é a chamada vedação de pasto, técnica usada para garantir disponibilidade de forragem durante períodos de escassez, como a estiagem. A prática envolve a exclusão de áreas específicas do pastejo durante a estação chuvosa, permitindo que a vegetação acumule uma reserva estratégica de forragem.

Para o zootecnista e diretor técnico industrial da Connan, Bruno Marson, o momento de preparar o pasto para enfrentar a falta de chuvas é no terço final da época das águas, pois os animais possuem alimento suficiente, devido aos campos estarem com boa qualidade. Além disso, Marson destaca que a técnica colabora para a redução de custos da fazenda, uma vez que os animais terão volumoso suficiente durante o período seco.

“Se o pecuarista desenvolver um planejamento nesta fase do ciclo ele terá alimento para o rebanho no período da estiagem, garantindo a manutenção do escore corporal dos animais e da lucratividade da propriedade”, pontua Marson.

Segundo ele, antes de usar a técnica, é necessário um plano estratégico que aponte as áreas adequadas para a vedação, considerando a capacidade de suporte da pastagem e as condições de crescimento das plantas. Marson observa que o produtor deve priorizar espécies com bom potencial de crescimento e capacidade de manter o valor nutritivo durante o período de vedação, como a braquiária, capim estrela e tiftons.

“O período ideal para vedar o pasto na maior parte do país é entre o fim de fevereiro e durante o mês de março, quando ainda é possível aproveitar o período chuvoso para produzir forragens com boa qualidade nutricional. Além disso, é importante a adubação nitrogenada, pois ajuda no desenvolvimento da forragem e na qualidade do material diferido”, explica. “Outra técnica interessante é realizar o escalonamento da vedação. Dessa forma, temos a disponibilidade de forragens em diferentes períodos. A recomendação é trabalhar em terços da área total, sendo vedado o primeiro terço em fevereiro e os outros dois em março.”

O zootecnista alerta, porém, que mesmo com a vedação é importante complementar a alimentação do gado com suplementos corretos para garantir a saúde e produtividade dos animais. Entre as vantagens da vedação estão a manutenção do peso e saúde do gado, evitando perdas de produtividade durante a seca; a regeneração natural da pastagem, o que contribui para a sustentabilidade do sistema de produção; o equilíbrio forrageiro, que evita o superpastejo e a degradação das áreas de pasto; e a facilitação do manejo do rebanho, permitindo uma melhor organização e planejamento das atividades pecuárias.

“A vedação é uma saída encontrada pelo pecuarista para amenizar os efeitos da estiagem sobre o pastejo. Quando bem planejada, só traz vantagens para a fazenda e principalmente para o rebanho”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Programa de fertilidade de touros completa 10 anos com mais de 13 milhões de dados analisados

Concept Plus da Alta promove coleta de dados para identificar e certificar touros com altas taxas de concepção

A nutrição adequada é fundamental para a pecuária de corte

Suplementar nutrientes com formulações injetáveis em momentos estratégicos pode ser mais prático e vantajoso ao pecuarista

Cadeia de fornecimento de gado da Bom Futuro é rastreada

Empresa iniciou projeto para verificação socioambiental de fornecedores de gado para engorda em fevereiro de 2023

Estação de Monta: como obter os melhores resultados

Especialistas de corte explicam o que o pecuarista precisa saber durante a estação de monta para potencializar os resultados da fazenda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!