17.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasPrograma de fertilidade de touros completa 10 anos com mais de 13...

Programa de fertilidade de touros completa 10 anos com mais de 13 milhões de dados analisados

Divulgação

Com mais de 7 mil touros provados e cerca de 13 milhões de dados compilados e analisados, o Concept Plus completa 10 anos de existência ostentando números e informações relevantes para a pecuária nacional. O programa, desenvolvido pela Alta, líder em melhoramento genético bovino, reúne todos os anos dados de milhares de fazendas brasileiras, com o intuito de identificar e certificar touros com as melhores taxas de concepção.

Com mais de 1,5 mil técnicos espalhados por todo o Brasil, o programa já certificou 1.135 touros, compilando dados de 9,5 mil fazendas ao longo de uma década. “Para receber o selo Concept Plus, o touro tem obrigatoriamente que contar com dois atributos: fertilidade e acurácia. Assim, quando os dados demonstram essas potencialidades, o animal é devidamente reconhecido e certificado como um touro com altas taxas de concepção”, afirma a coordenadora do Concept Plus, Isabella Marconato.

Ainda segundo Isabella, desde a sua criação, o programa apresenta respostas concretas a respeito dos testes nos touros que são feitos em campo. “Com a ajuda dos dados, conseguimos demonstrar mesmo aquilo que não é explicado pelas análises laboratoriais, acabando com eventuais especulações e trazendo clareza para o criador”, afirma.

Para manter o programa como referência, todos os anos os touros certificados são novamente provados. No caso de algum deles apresentar um resultado de baixa fertilidade, o animal é imediatamente retirado da bateria. Isso significa que somente a genética dos touros de alta fertilidade é que continua a ser disseminada, conforme explica o gerente de corte da Alta, Manoel Sá Filho. “Ao testarmos todos os anos, garantimos que aquele animal segue entregando a alta produtividade que o produtor rural precisa. Isso é fundamental para a tranquilidade e a segurança do pecuarista”.

O gerente revela também outra iniciativa levada à frente pelo programa. “Temos provado os touros mais cedo, assim, conseguimos identificar com rapidez aqueles que estão aptos a ingressar na bateria do Concept Plus, ou seja, em um patamar que indica alta fertilidade”, finaliza Manoel.

Como o Concept Plus funciona?

O programa é voltado exclusivamente para fertilidade do sêmen da Alta e identifica com precisão os touros com melhor fertilidade em programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O objetivo é apresentar respostas concretas das variações de fertilidade entre os reprodutores, que não podem ser diagnosticadas em testes laboratoriais.

O programa contempla informações oriundas de milhares de fazendas, localizadas em 23 estados brasileiros, além de países como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

ARTIGOS RELACIONADOS

Primeira exposição ouro do Ranking Nelore 2022/2023 ocorre durante a FEMEC

A pecuária tem grande importância para o estado de Minas Gerais e exposição de Nelores ocorre na FEMEC 2023

1º Leilão Agro Solidário arrecada valores em prol das vítimas do RS

Diversos criadores das raças Nelore, Angus, Brahman e Simental juntam-se para realizar o 1º Leilão Agro Solidário, que terá 100% do valor arrecadado revertido...

Estação de Monta: como obter os melhores resultados

Especialistas de corte explicam o que o pecuarista precisa saber durante a estação de monta para potencializar os resultados da fazenda

Produtores gaúchos de leite ainda sofrem dificuldades por causa da estiagem

Segundo a Gadolando, falta de silagem aumenta os custos aos criadores mesmo em momento de preços mais elevados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!