A Agromen, sediada em Orlândia (SP), a 50 km de Ribeirão Preto, durante a semana da Agrishow convidou clientes agricultores e revendedores para conhecerem seus híbridos de milho e sorgo, além de possibilitar visitas a seu museu de carros, máquinas e implementos agrícolas.
O museu nasceu por iniciativa do senhor José Ribeiro de Mendonça, há mais de 20 anos, como forma de preservar os primeiros tratores que pertenceram à família. José Mendonça preservou o trator que era do pai dele, um Massey Ferguson, e depois,por meio de colecionadores e garimpando relÃquias Brasil afora, começou a intensificar a coleção.
“Inicialmente um galpão, hoje já são cinco prédios.É o maior museu multimarcas da América Latina, com mais de 300 unidades de máquinas e implementos, e aproximadamente 150 carros.Recebemos os agricultores aqui em nossa casa, tanto no museu quanto no campo, que fica em frente à rodovia Anhanguera“, conta Fernando Graner, diretor comercial da Agromen.
Segundo ele, os materiais de milho e sorgo da Agromen são plantados às margens da rodovia para que os produtores vejam e avaliem todo o portfólio da empresa.
 No decorrer da semana da Agrishow, o local recebeu 500/600 clientes entre agricultores e revendedores. “Essa ação visa aproximá-los da nossa casa e mostrar-lhes um pouco do que é a Agromen, sua história e trajetória de sucesso“, detalha o diretor comercial da empresa.
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A Agromen
A Agromen,após a venda de sua linha de sementes de milho em 2007,retornou ao mercado em 2012, portanto,há cinco anos, com a marca JMEN. Na ultima safra, aproximadamente 300.000 ha já foram semeados com seus híbridos.
A Agromen é uma empresa agrícola e familiar. Fundada em 1972, ao contrário da maior parte das empresas do setor, produz e multiplica seus próprios materiais, tanto germoplasma quanto em suas áreas e pivôs próprios.
São mais de 10 mil hectares de área irrigada própria. “Costumamos afirmar que o maior sucesso da Agromen se dá por ela pensar como o agricultor, conhecer e identificar suas necessidades, diferente de qualquer outra empresa do setor. Falar em custo-benefÃcio quando o plantio de um hectare de semente chega a custar ao agricultor até R$ 1.000,00,exigindo 40/50 sacas de grãos/60 kg, me parece muito oportuno. Temos milho convencional que chega ao produtor por 10 sacas de grãos para plantar este mesmo hectare. Híbridos tão competitivos quanto os melhores do mercado“, argumenta Fernando Graner.
A meta da Agromen, agora, é buscar uma participação efetiva no mercado de sementes muito próxima ao que ela já experimentou no passado. Para isso, tem investido muito em parcerias tecnológicas, em novas unidades de pesquisa, produção e armazenamento.
100% brasileira e familiar
A ideia é permitir ao agricultor decidir o emprego da tecnologia que ele ache viável no momento, observando se o plantio é de ‘verão’ ou ‘safrinha’, as pragas principais, além, é claro, dos preços da comodity.
As visitas aos museus podem ser agendadas por grupos de produtores pelo telefone: (16) 3821-2777, com Fabiano ou Bruno.