22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosProdutor de Guarapuava bate recorde nacional de produção de soja

Produtor de Guarapuava bate recorde nacional de produção de soja

Com 149,08 sacas por hectare, triplo da média nacional, Marcos Seitz é campeão do Desafio de Máxima produtividade do CESB

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O produtor Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), é o campeão do Desafio de Máxima Produtividade 2016/17, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Além disso, o paranaense registrou o novo recorde nacional de produção de soja ao estabelecer 149,08 sacas por hectare (sc/ha). O recorde anterior era de 141,8 sc/ha, registrado na safra 2014/15. Os números representam quase o triplo da média nacional de produção de soja.

Esta foi a quarta participação consecutiva de Marcos Seitz no Desafio, e a segunda vez que o produtor conquistou o título. Na safra 2012/13 Seitz havia registrado a produção de 110,5 sc/ha, resultado que à época também o sagrou campeão e configurou recorde nacional.

Neste ano o CESB recebeu mais de cinco mil inscrições de produtores rurais interessados em produzir mais soja na mesma área de plantio. O número é 12% maior que o total do ano passado. “O recorde de adesões representa a importância que as pesquisas, novas tecnologias e o uso da sustentabilidade no campo adquirem no dia a dia do produtor de soja“, explica o presidente do comitê, Nery Ribas.

O evento de premiação também coroou os campeões de produtividade nas demais regiões do País. No Sudeste o campeão foi José Renato Nunes, da cidade de Capão Bonito (SP), com 108,26 sc/ha. Nas regiões norte e nordeste o vencedor do Desafio foi Leandro Ficagna, de Luís Eduardo Magalhães (BA), com 95,76 sc/ha. Na região centro-oeste o produtor Elton Zanella atingiu, na cidade de Campos de Júlio (MT), a produção de 122,20 sc/ha, a segunda maior marca na safra 2016/17.

Plataforma de conhecimento

Nos próximos anos o CESB pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade agrícola nacional. Para isso iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar esse objetivo, com a sustentabilidade e a rentabilidade dos campeões do Desafio. “O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade“, explica Nery.

Os sojicultores campeões do Cesb 2017 - Crédito CESB
Os sojicultores campeões do Cesb 2017 – Crédito CESB

Sobre o CESB

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira.

O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como ter maior produtividade e rentabilidade com o cultivo de tomate?

O Engenheiro Agrônomo e Gerente de Vendas da Horticeres Sementes, Ricardo Mikami, listou 7 dicas que aumentarão as chances de sucesso na atividade Com demanda certa no mercado,...

Nanotecnologia é uma grandeza por trás das partículas

No universo das nanopartículas, quanto menor, mais importância há. É o que mostra a nanotecnologia, que carrega consigo possibilidades quase infinitas para a agricultura,...

Uso de extrato de algas na qualidade da batata-semente e batata-consumo

O uso de extratos de algas marinhas (Ascophyllum nodosum) promove melhora de estande, produtividade e qualidade da produção tanto de batatas-sementes como para o consumo e indústria. Seus compostos bioativos, naturalmente presentes nas algas, promovem maior vigor, resistência a estresses e enchimento dos tubérculos.

Manejo nutricional da batata-doce

Carla Verônica Corrêa Engenheira agrônoma, doutoranda em Horticultura na área de Fisiologia Vegetal, UNESP/Botucatu cvcorrea1509@gmail.com Utilizada em uma infinidade de receitas, de saladas a sopas, a batata-doce...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!