29.7 C
Uberlândia
domingo, fevereiro 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiUso de extrato de algas na qualidade da batata-semente e batata-consumo

Uso de extrato de algas na qualidade da batata-semente e batata-consumo

Autores

Samir Geraigire
Engenheiro agrônomo na Acadian
Lilian A. Saldanha Lima
Doutora e gerente de Desenvolvimento de Produto na Acadian
Daniel Gehller
Gerente de Negócios na Acadian Bruno Novaes Menezes Martins
Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura – UNESP
brunonovaes17@hotmail.com
Veridiana Zocoler de Mendonça
Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia/Energia na Agricultura
Letícia Galhardo Jorge
Bióloga e mestranda em Botânica – IBB/UNESP

O uso de extratos de algas marinhas (Ascophyllum nodosum) promove melhora de estande, produtividade e qualidade da produção tanto de batatas-sementes como para o consumo e indústria. Seus compostos bioativos, naturalmente presentes nas algas, promovem maior vigor, resistência a estresses e enchimento dos tubérculos.

Compostos bioativos

Os extratos de algas concentrados contêm vários compostos bioativos, naturalmente produzidos pelas algas,  dentre eles,  betaínas – que regulam a concentração de sais e outras substâncias dentro da célula, além de ajudar as plantas a administrar estresses térmicos, hídrico e salinidade; fucoses – melhoram os níveis de antioxidantes nas plantas, entre vários outros compostos, como macro e micronutrientes; ácido algínico e aminoácidos, que promovem melhor absorção, brotação, mais tubérculos por planta e enchimento da batata, melhorando assim a qualidade.

Benefícios do uso dos extratos de Ascophyllum nodosum

Os benefícios desta tecnologia são visíveis desde as fases iniciais da cultura, promovendo melhor enraizamento, brotações e estande da cultura, melhora a resistência a doenças e a estresses, como salinidade e temperatura, e ainda melhoram a produção de estolões e enchimento dos tubérculos, promovendo melhora na qualidade e quantidade de batatas por hectare.

As aplicações são recomendadas em várias fases da cultura, iniciando no plantio, seguido de três aplicações foliares na amontoa e seguindo 15-20 dias após a aplicação anterior, promovendo assim melhoras na produtividade e qualidade.

O uso destes produtos também pode ser direcionado para auxiliar as plantas a estresses que possam ocasionalmente ocorrer na lavoura, tais como intoxicação por defensivos agrícolas, altas temperaturas, ou mesmo geadas, etc.

Um resultado a ser compartilhado

Na safra passada, o produtor e consultor Adilson Pena fez uso do produto à base de algas marinhas na região de Mococa (SP) seguindo o protocolo recomendado para as aplicações (no sulco de plantio e foliares) e observou melhora na produtividade e qualidade dos tubérculos. “Com o uso do extrato de algas marinhas em meus campos de sementes e também nos campos de produção comercial de meus clientes, observei o aumento do número de tubérculos por plantas e padronização dos mesmos e, consequentemente, aumento de produtividade”, relata.

Empresa

A Acadian Seaplants é líder mundial em soluções bioativadoras e bionutritivas cientificamente comprovadas para aumentar o rendimento das culturas. A Acadian Plant Health™ dedica-se à sustentabilidade e a maximizar a rentabilidade das culturas, protegendo o meio ambiente.

Os produtos da Acadian otimizam o desempenho da planta da semente à mesa, melhorando o estabelecimento inicial da planta, a nutrição e o gerenciamento do estresse. Acadian Plant Health™ é uma divisão da Acadian Seaplants Limited. Os produtos agrícolas da Acadian incluem Acadian®, Stimplex®, Stella Maris® e Toggle®, que são utilizados como insumos agrícolas em mais de 70 culturas em mais de 80 países.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agro Wiser – Duas décadas de Hortitec

A AgroWiser participa da Hortitec há 20 anos. “A Hortitec nos possibilita a ampliação do relacionamento cliente/empresa e também entre os nossos próprios clientes...

Biocross – Tecnologia e inovação aplicadas ao setor hortifrutícola

Pelo segundo ano consecutivo a Biocross do Brasil Fertilizantes participou da 24ª Edição da Hortitec, apresentando ao público sua linha inovadora de produtos, além...

Mercados consumidores e finalidades do açafrão-da-terra

  Elisamara Caldeira do Nascimento Mestre em Fitotecnia pela UFRRJ Talita de Santana Matos Mestre em Fitotecnia pela UFRRJ Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Nutrição Mineral de Plantas pela...

Arysta – Inovação em Proteção de Plantas e BioSolutions

  A Arysta participa da Hortitec desde 2003, uma oportunidade que a empresa vê para estar cada vez mais próxima de seu público, mostrando as...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!