20.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 7, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiTNTEX - A proteção que sua lavoura merece

TNTEX – A proteção que sua lavoura merece

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A TNTEX, empresa sediada em Fortaleza (CE), produz embalagens em TNT para proteção de frutos, por meio de barreira física, e firmou parceria com a Protfrutas, que passará a comercializar o produto nas regiões sul e sudeste do Brasil. Na outra ponta, está levando os produtos da Protfrutas para o Nordeste.

NaHortitec, a empresa cearense apresentou uma série de embalagens para proteção do fruto: o Agrotex, saquinhos de TNT com elástico em sua extremidade, funciona como barreira física contra a broca e a traça, principais pragas da cultura do tomateiro.

“A primeira grande vantagem é o não uso de defensivo agrícola. A segunda, além de proporcionar um fruto mais saudável, traz diminuição do custo de produção“, explica o empresário Mario Roberto Mezzedimi, responsável técnico pela TNTEX. Além disso, os saquinhos de TNT com elástico em sua extremidade facilitam a colocação na fruta, dispensando a amarração ou grampeamento.

Há muitos anos, Mario Mezzedimi realiza com sucesso a aplicação do TNT na cultura do melão cultivado nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Piauí e Pernambuco.

A Universidade Federal do Ceará realizou trabalhos científicos e técnicos com os saquinhos de TNT na proteção por barreira física na cultura do tomate, comprovando sucesso nos resultados. “Além de eliminar o uso de defensivos agrícolas, também conseguimos uma média entre 21 e 25% de ganho com o uso do TNT em comparação ao tradicional plantio“, ressalta Mezzedimi.

Manejo

Na cultura do tomate, o Agrotex deve ser colocado a partir da floração até o momento em que o fruto atinge um centímetro de diâmetro. Não precisa retirar os saquinhos dos cachos, uma vez que possuem soldas laterais preparadas para não causar resistência ao crescimento dos furtos. O Agrotex não provoca nenhum tipo de alteração no sabor, na cor, no formato e no tamanho do fruto. “A barreira física de proteção é a forma mais eficaz para ter uma agricultura saudável“, conclui Mário Roberto.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trigo – Avanço do cultivo no calor do Cerrado

No Brasil, o cultivo do trigo sempre foi uma atividade dos Estados de climas mais frios do País, mas aos poucos esse cenário vem sendo modificado, com o avanço dos trigais pelo Cerrado brasileiro. Hoje já tem trigo sendo produzido até no Nordeste.

Grupo Sinagro abre a sua loja de insumos

O Grupo Sinagro, plataforma de distribuição que é referência na cadeia brasileira ...

O fosfito, a produtividade e a floração do maracujazeiro

Keize Pereira Junqueira Doutora em Fitopatologia e pesquisadora da Embrapa O fosfito de potássio é considerado um indutor de resistência a doenças e seu efeito no...

Bioativador de solo reduz nematoide em feijoeiro

  A bioativação de solo e das plantas é um conceito diferenciado para aumentar a eficiência do sistema produtivo.   O maior problema enfrentando pelo feijão de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!