TNTEX – A proteção que sua lavoura merece

0
196
Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A TNTEX, empresa sediada em Fortaleza (CE), produz embalagens em TNT para proteção de frutos, por meio de barreira física, e firmou parceria com a Protfrutas, que passará a comercializar o produto nas regiões sul e sudeste do Brasil. Na outra ponta, está levando os produtos da Protfrutas para o Nordeste.

NaHortitec, a empresa cearense apresentou uma série de embalagens para proteção do fruto: o Agrotex, saquinhos de TNT com elástico em sua extremidade, funciona como barreira física contra a broca e a traça, principais pragas da cultura do tomateiro.

“A primeira grande vantagem é o não uso de defensivo agrícola. A segunda, além de proporcionar um fruto mais saudável, traz diminuição do custo de produção“, explica o empresário Mario Roberto Mezzedimi, responsável técnico pela TNTEX. Além disso, os saquinhos de TNT com elástico em sua extremidade facilitam a colocação na fruta, dispensando a amarração ou grampeamento.

Há muitos anos, Mario Mezzedimi realiza com sucesso a aplicação do TNT na cultura do melão cultivado nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Piauí e Pernambuco.

A Universidade Federal do Ceará realizou trabalhos científicos e técnicos com os saquinhos de TNT na proteção por barreira física na cultura do tomate, comprovando sucesso nos resultados. “Além de eliminar o uso de defensivos agrícolas, também conseguimos uma média entre 21 e 25% de ganho com o uso do TNT em comparação ao tradicional plantio“, ressalta Mezzedimi.

Manejo

Na cultura do tomate, o Agrotex deve ser colocado a partir da floração até o momento em que o fruto atinge um centímetro de diâmetro. Não precisa retirar os saquinhos dos cachos, uma vez que possuem soldas laterais preparadas para não causar resistência ao crescimento dos furtos. O Agrotex não provoca nenhum tipo de alteração no sabor, na cor, no formato e no tamanho do fruto. “A barreira física de proteção é a forma mais eficaz para ter uma agricultura saudável“, conclui Mário Roberto.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.