25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiO fosfito, a produtividade e a floração do maracujazeiro

O fosfito, a produtividade e a floração do maracujazeiro

Keize Pereira Junqueira

Doutora em Fitopatologia e pesquisadora da Embrapa

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

O fosfito de potássio é considerado um indutor de resistência a doenças e seu efeito no controle de enfermidades já foi relatado para várias frutíferas. Em geral, a utilização de fertilizante foliar como indutor de resistência já foi verificada em várias culturas e mostrou resultados promissores em uva, nectarina, manga, limão, rosas e pepino.

No caso do maracujazeiro, em experimento de campo realizado no Distrito Federal, o tratamento com fosfito de potássio (K2O: 19% e P2O4: 26%), na concentração de 5 ml p.c./L de água, proporcionou a redução na incidência da bacteriose em folhas, mas não controlou a antracnose, verrugose e virose.

Sugere-se seu uso em pulverizações intercaladas com gesso agrícola a fim de alcançar maior eficiência no controle de doenças, proporcionando o incremento na produtividade.

Mais produtividade

Em trabalho realizado no Distrito Federal, a utilização do fosfito de potássio (K2O: 19% e P2O4: 26%) em pulverizações semanais na concentração de 5 ml p.c./L de água) proporcionaram aumento de cerca de três vezes na produtividade do maracujazeiro, quando comparado à testemunha.

Portanto, é uma técnica promissora e interessante.

Essa matéria você encontra na edição de março 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Satis propõe soluções eficientes para a cafeicultura

  A Satis já está presente no mercado há quase 20 anos, levando sempre tecnologia e muita inovação como solução para o agronegócio, e no...

Arroz irrigado ganha espaço no sistema rotacionado

Cultivar arroz daquela forma tradicional, inundado, tem dado espaço em muitas áreas no Rio Grande do Sul, para uma maneira mais moderna, o semeado sob o pivô de irrigação.

TMG marca presença em grandes eventos agrícolas do Brasil em janeiro

A agenda da Tropical Melhoramento & Genética (TMG), de participação em eventos agrícolas neste mês de janeiro, inclui quatro grandes feiras agrícolas que acontecem...

Como monitorar e controlar a broca-do-café com eficiência

Anísio José Diniz Pesquisador - Transferência de Tecnologia da Embrapa Café anisio.diniz@embrapa.br   A broca do café (Hypothenemus hampei) é um pequeno besouro (coleóptero) de cor escura brilhante....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!