28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar...

Pesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014

“Nematoide é um problema da sua área?“ é o tema de mais uma das palestras apresentadas durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014, que iniciou no último dia 10. A nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Rosângela Silva, está abordando o assunto com os produtores e público em geral para que fiquem atentos ao problema e aos primeiros sintomas que podem estar ocorrendo nas lavouras de soja. O evento vai percorrer ao todo 25 cidades dos estados de Mato Grosso, Goiás e Rondônia e termina no dia 05 de dezembro.

Conforme Rosângela, um dos aspectos que sempre estão relacionados a possível presença dos nematoides é a menor produtividade da área, fruto de diversos fatores, inclusive do problema nematológico já estabelecido. “Estamos discutindo a importância dos principais nematoides e o agravamento da situação em algumas áreas“, pontuou. A especialista ainda explica que após constatada a presença do patógeno, a única solução é a convivência. “O que irá definir se os danos serão maiores ou menores é a população desses fitopatógenos, o manejo realizado e a suscetibilidade da cultivar utilizada“, reforça.

Durante os encontros, que acontecem em duas cidades por dia, um no período matutino, a partir das 7h30, e outro no noturno, às 18h, a nematologista da Fundação MT também fala sobre a prevenção de infestação de nematoide, as perdas com a ocorrência do parasita, as ferramentas de manejo, como os nematicidas, além de responder as dúvidas dos participantes.

Evento ” Para levar ao público as informações sobre cuidados com a lavoura de soja plantada na safra 2014/2015, o evento É Hora de Plantar 2014 conta com uma equipe técnica formada por quatro pesquisadores da Fundação MT e um da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), de Botucatu/SP.

Nas rodadas, ainda estão sendo apresentados os temas: “Estratégias de manejo para sustentabilidade e qualidade da produção“, com a entomologista Lucia Vivan; “Tecnologia de aplicação e redução da deriva: em busca da sustentabilidade“, com o professor da Unesp, Ulisses Antuniassi; e “Ferrugem asiática: Riscos e Desafios da safra, com os especialistas Fabiano Siqueri e Ivan Pedro, ambos da Fundação MT.

ARTIGOS RELACIONADOS

No Congresso Brasileiro de Sementes 2015 a Embrapa apresenta sua contribuição para este mercado

Quem comparecer ao XIX Congresso Brasileiro de Sementes que começa nesta segunda-feira, dia 14 e vai até o dia 17 de setembro, em Foz...

Alta tecnologia exige híbrido de milho resistente ao acamamento

Os altos rendimentos de milho obtidos recentemente devem-se ao uso de alta tecnologia, que envolve uma série de fatores. Dentre esses, está o uso de cultivares modernas de alto nível de produtividade, aliado a várias características da planta, como a resistência a acamamento e quebramento de colmo. Perdas decorrentes de acamamento e quebramento do colmo são bastante variáveis a cada safra. Estudos correlacionando as características com a produtividade de grãos estimam que essas perdas variam entre 5% e 20% a cada ano.

Uso do adjuvante correto aumenta a qualidade da pulverização e contribui para uma agricultura mais sustentável

Ferramentas de manejo da produção agrícola como o produto Fighter®, da De Sangosse Brasil, promovem melhor performance das pulverizações nas lavouras, resultando em ganhos tanto para o agricultor, quanto para o meio ambiente

Algodão TMG cresce 66% de área plantada

  O Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) vem ocupando um espaço importante na estratégia da empresa nos últimos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!