16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAplicação de insumos em taxa variável proporciona mais sustentabilidade

Aplicação de insumos em taxa variável proporciona mais sustentabilidade

Divulgação

A sofisticação tecnológica que existe hoje para o campo pode proporcionar ganhos expressivos e intensivos nos quesitos de produtividade. A agricultura de precisão é um dos exemplos de ferramentas de inovação e envolve sensoriamento remoto e GPS, bem como análises de dados para a aplicação de insumos em taxa variável. A prática permite ao produtor fazer uso racional e programado do que sua lavoura realmente precisa, o que proporciona melhor controle do seu processo produtivo.

Nem sempre, porém, o benefício foi utilizado, conforme explica Vinicius Vitturi, engenheiro agrônomo e Especialista em Produtos e Vendas na MP Agro. Segundo ele, as divisões de espaço para amostras e coleta de dados eram feitas em áreas de até 20 hectares. Com áreas maiores e números menores de amostras, o entendimento de demanda é classificado para todo o conjunto amostral coletado. “Então, quando se faz uma avaliação em uma área relativamente grande, a aplicação de corretivos e nutrientes compreendem em um volume fixo, denominado de taxa fixa”, define.

O especialista pontua que o conceito de taxa fixa pode ser melhor compreendido numa situação em que há demanda de 1 tonelada por hectare de calcário em um talhão. Dessa forma, toda sua extensão receberá 1t/ha de calcário, não variando em espaço. “Essa prática era e continua sendo muito utilizada, principalmente, por aqueles que se esquivam e evitam uma maior intensividade na conversão tecnológica do campo”, ressalta Vitturi. No entanto, defende o agrônomo, isso pode proporcionar maior gasto de insumos e mão de obra, visto que não há um controle detalhado da área total de acordo com a real necessidade nutricional e corretiva, considerando as demandas da cultura em questão. 

Por outro lado, com a tecnificação intensiva do campo, o detalhamento da amostragem tem sido o foco principal na etapa de coleta de informações. Com maiores detalhes e números amostrais, considerando porções menores, é possível uma melhor compreensão espacial com relação à real demanda das culturas. “Sabemos que a heterogeneidade do espaço é muito intensa e, com isso, pode-se proporcionar uma melhor tomada de decisão no campo quando se é dividido e subdividido em menores partes”, ressalta o especialista em Produtos e Vendas na MP Agro.

Benefícios da taxa variável

Na taxa variável, a variação de dosagem de corretivos e adubos pode ser mais direcionada a pequenas frações de um mesmo talhão/gleba, dando condições ao produtor de otimizar seus recursos, utilizando-os de maneira mais assertiva e proporcionando maior sustentabilidade ao negócio e para o meio ambiente. 

Como exemplo, o especialista cita que em uma mesma área é possível verificar regiões onde há uma demanda maior de aplicação volumétrica expressiva. “Podemos ter necessidade de 120kg/ha de nitrogênio e, em poucos metros, uma demanda menor de por exemplo 30kg/ha. Se formos considerar a taxa variável nesse espaço, o uso racional e programado desses insumos proporcionará ao produtor melhor controle do seu processo produtivo, além de condicionar um menor gasto com uso de insumos, mão de obra operacional e diesel”, completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Copercampos comemora 52 anos com novos projetos voltados à sustentabilidade no campo

O crescimento da Copercampos é resultado do compromisso do agricultor com o cooperativismo, da força das mãos de pessoas guerreiras que desenvolvem a agropecuária de forma sustentável.

Adubos húmicos + fosfatados = nutrição equilibrada para as plantas

Atualmente, é notório o aumento na demanda por alimentos e sua crescente necessidade no fornecimento por meio do aumento de produtividade agrícola. A produção agrícola tem sido associada à intensa utilização dos insumos, que, mesmo sendo visíveis os benefícios para as plantas em seu desenvolvimento e produtividade, ainda são de alto custo e quando não há um manejo adequado geram, em longo prazo, impactos negativos na ecologia das regiões agrícolas. Além disso, o Brasil é um dos poucos países com reais possibilidades de contribuir grandemente para suprir a demanda de aumento na produção de alimentos.

Maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste começa na próxima semana

  A Bahia Farm Show 2015, consolidada como a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste brasileiro terá início na próxima semana, 02...

Termotécnica mostra tendências para mercado de HF

  Esta será a terceira edição que a Termotécnica expõe suas soluções DaColheita na Hortitec. “O evento é uma grande vitrine para apresentarmos as novidades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!