George Hércules de Melo
Engenheiro agrônomo e consultor técnico Aqua-4D
Â
Presente em mais de 40 países, inclusive no Brasil, a Aqua-4D vem comprovando os benefícios da tecnologia no controle dos nematoides em vários cultivos, como no tomate, melão, melancia e goiaba.
A ocorrência dos nematoides, principalmente da espécie Meloidogyne ssp, na cultura do tomate, vem causando grandes prejuízos aos produtores, apesar da busca incessante de controle efetivo.
Segundo a FAO (Organização Mundial para Alimentos e Agricultura), 18% da produção mundial de alimentos é destruÃda por nematoides. O comprometimento de safras, ano a ano, a oneração dos custos de produção e investimentos maus logrados representam perdas da ordem de centenas de bilhões de dólares.
Há muito tempo as empresas de sementes vêm investindo alto no melhoramento genético de variedades resistentes aos nematoides, e apesar dos esforços observamos que variedades de tomate e de outras hortaliças, antes resistente e/ou tolerantes, são atacadas severamente pelos nematoides. Esse fato é comum porque qualquer praga ou patógeno tende a se adaptar ao meio buscando alimento para garantir sua sobrevivência.
Os tratamentos de controle ou de erradicação dos nematoides possuem elevados custos com produtos químicos e biológicos, ou demandam muito tempo quando o agricultor faz a opção pela rotação de cultura, perdendo dois a quatro ciclos de cultivos, dependendo do nível de infestação nos solos.
A estrutura física da água
A água é formada por íons de Hidrogênio e Oxigênio estruturados em blocos chamados de Cluster. Dependendo da fonte da água, essas estruturas apresentam diversos tamanhos e formatos.
Na natureza existem vários tipos de água que podem ter de quatro a seiscentas moléculas de H2O. Nessa estrutura, encontram-se os sais naturais e/ou medicamentos, defensivos ou fertilizantes. Os sais se distribuem entre as estruturas conforme representadas no diagrama abaixo:
LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO  CLUSTERS DA MOLÉCULA DA ÁGUA
Tecnologia inovadora
Â
Neste artigo trazemos uma nova abordagem para o controle de nematoides através da tecnologia de estruturação da água por bombardeio eletromagnético de ultra baixa frequência.
A aplicação dessa tecnologia possibilita uma agricultura revitalizadora e sustentável com a produção de alimentos limpos, ou seja, isentos de resíduos tóxico.
As frequências eletromagnéticas programadas no software do comando, ao tocar a água que passa pela unidade de tratamento, produzem excitação molecular de alta vibração que quebram os clusters da água.
O exemplo abaixo mostra fotos tiradas por microscópio de uma gota de água evaporada em placa de vidro. Àesquerda, a água sem tratamento apresenta cristais de sais maiores e distribuição desuniforme. Àdireita, a gota de água tratada com sais micronizados que acompanham o tamanho dos clusters e com distribuição uniforme.
Aqua-4D® é a tecnologia não-orgânica e não-química do mundo que tem capacidade de controle dos nematoides nos solos pelo tratamento eletromagnético da água de irrigação.
No momento em que a água recebe o bombardeio eletromagnético na unidade de tratamento (T.U.), o efeito da onda eletromagnética se propaga por toda a extensão do sistema de irrigação ao bulbo úmido do solo, perdurando por muito tempo, mantendo a estrutura molecular da água alterada e em alta vibração pelo efeito da ressonância.
Na natureza existem vários tipos de água que podem ter de quatro a seiscentas moléculas de H2O. Quanto maior o tamanho dos clusters, mais problemas os produtores têm para manter o equilíbrio na relação solo-água-planta. Por isso o objetivo do tratamento eletromagnético é fazer com que a água que apresente clusters com grande número de moléculas de H2O passe a uma estrutura com poucas moléculas.
A água estruturada traz conforto às plantas, que permeia com maior facilidade no solo, solubiliza mais rapidamente os sais de fertilizantes facilitando assim sua melhor absorção.
Modo de ação e controle dos nematoides
Assim como algumas bactérias patógenas, os nematoides atacam as raízes seguindo o fluxo dos exsudados das plantas pelas raízes.
Segundo a pesquisa realizada no Volcani Center, em Israel, a alta eficiência do tratamento eletromagnético no controle dos nematoides pode estar na lixiviação dos exsudados para fora da zona radicular, causando a desorientação dos patógenos. Bem como se observou uma maior ativação da biota dos solos, houve uma maior concorrência pela biodiversidade de microrganismo.
Essa matéria completa você encontra na edição de setembro 2017 Â da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.