25.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoAbertas as inscrições para o Coffee of the Year 2017

Abertas as inscrições para o Coffee of the Year 2017

 

Vencedor do concurso de cafés especiais do Brasil será conhecido na Semana Internacional do Café. Produtores têm até o dia 20 de setembro para enviarem suas amostras

Café 105 - Crédito DuPont (11-2011)Um dos eventos mais aguardados da Semana Internacional do Café – SIC, o Coffee of The Year 2017 reúne amostras nacionais de café, enviadas por produtores de todo o país, para serem provadas e avaliadas por classificadores nacionais e internacionais. Os 10 melhores cafés são selecionados para que os visitantes do evento tenham a oportunidade de degustá-los, às cegas, e votar no seu preferido. O resultado final é divulgado no último dia da SIC, em 27 de setembro.

A lista dos TOP 10 é retirada de uma outra com 150 cafés, avaliados por uma comissão julgadora baseada nas avaliações da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês), bem como notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês). Os produtores das amostras serão convidados a participar da sala de Cupping&Negócios onde poderão promover a experimentação para compradores e outros provadores profissionais. “É uma ótima oportunidade para divulgar o produto e realizar negócios“, destaca a diretora de Conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras da Semana Internacional do Café, Mariana Proença.

Para entrar nesse seleto ranking, os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. A avaliação sensorial leva em conta os itens: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade. “O Coffee of The Year é uma vitrine para o produtor, pois gera muito interesse pelo seu café, mostra a qualidade da região e também uma tendência de mercado“, completa Mariana.

Melhores do Brasil

O produtor Afonso Donizete Lacerda, de Dores do Rio Preto, na região do Caparaó, divisa Espírito Santo/Minas Gerais, foi o grande vencedor do concurso Coffee of The Year 2016, na modalidade Arábica. Já na Conilon o primeiro lugar ficou com outro capixaba, José Carlos de Azevedo, de Nova Venecia. Segundo o produtor Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó, que já foi vencedor do concurso em dois anos consecutivos, em 2014 e 2015, a visibilidade proporcionada pela premiação é muito significativa para o desenvolvimento da produção.

 

CRONOGRAMA DO COFFEE OF THE YEAR 2017

AÇÃO PRAZO
 

Prazo máximo de envios das amostras por CORREIOS (data de postagem)

 

 

15/09

 

Prazo máximo de recebimento das amostras PRESENCIAL (entrega em mãos)

 

 

20/09

 

Divulgação Pública da Lista dos 150 Melhores Classificados

 

 

11/10

 

Entrega das amostras na SIC

 

 

24/10

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemig. Reunirá de 25 a 27 de outubro de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

 

Patrocinadores

A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

 

Serviço

Semana Internacional do Café 2017 ” Coffee of the Year

Data: 25 a 27 de outubro

Local: Expominas ” Belo Horizonte (MG)

Inscrições e informações no site www.semanainternacionaldocafe.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Sem ações preventivas no manejo de resistência, milho voluntário causa prejuízos em lavouras de soja

É uma situação complexa, que acontece tipicamente nas lavouras do Brasil. Durante a colheita do milho safrinha, é possível ocorrer perdas de grãos e espigas, que podem produzir o chamado milho voluntário, também conhecido como planta guaxa ou tiguera, que impacta na lavoura de soja. “Esta planta deve ser vista como uma espécie agressiva ao cultivo comercial da soja, já que compete por luz, água e nutrientes, comprometendo a produtividade. Alguns estudos apontam que a presença de 2 a 4 plantas de milho por metro quadrado pode causar redução de até 50% da produção e soja'', afirma Ricardo Dias, gerente de produtos e mercados centro-sul da Arysta LifeScience.

Qualidade que se degusta

A Itaueira, empresa familiar com sede em Fortaleza (CE), é a produtora do famoso melão REI, o legítimo melão da redinha, conhecido tanto no...

Tratamento de sementes de algodoeiro para controle de pragas e doenças iniciais

Alderi Emídio de Araújo Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e pesquisador da Embrapa Algodão Sandra Maria Morais Rodrigues Engenheira agrônoma, doutora em Entomologia e pesquisadora da Embrapa...

Equipamentos para controle de qualidade de grãos chegam no mercado

Lançado no início desse ano, o medidor de umidade modelo G2000, aprovado pelo Inmetro, juntamente com o modelo portátil, G610i, estarão em exposição na Semana Internacional do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!