27.1 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCientistas vão buscar saídas para frear a degradação dos solos

Cientistas vão buscar saídas para frear a degradação dos solos

 

A análise de solo é a principal ferramenta de avaliação da fertilidade do perfil - CréditoShutterstock
A análise de solo é a principal ferramenta de avaliação da fertilidade do perfil – CréditoShutterstock

Durante quatro dias, de 27 a 30 deste mês, cientistas e professores vão buscar saídas para frear a degradação do solos, que é apontada hoje como o principal entrave que inviabiliza as atividades agropecuárias. O debate e as apostas em soluções acontecerão na IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo (IVRNCS), que, simultaneamente, desenvolverá o I Simpósio Piauiense de Ciência do Solo. O tema é o Uso Sustentável do Solo para Segurança Alimentar no Nordeste Brasileiro.

O evento será no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina, com abertura oficial às 8:30 horas. A conferência de abertura, com o título Solos inteligentes: um complexo desafio para segurança alimentar e saúde humana, está prevista para começar às 9 horas. O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, é o conferencista. O encontro terá palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos em forma de pôsteres e oral. Pelo menos 450 pessoas estão inscritas.

Reunindo pesquisadores experientes, o evento vai abordar aspectos importantes como educação em solos, tipos de solos no Brasil, análises, suprimentos, nutrientes, degradação, agricultura familiar, biomas e os grandes temas solo e segurança alimentar. “Para termos produção vegetal e animal, o solo deve ser manejado com sustentabilidade satisfatória e sem qualquer degradação“, diz Henrique Antunes, pesquisador da Embrapa e coordenador técnico da reunião.

A IVRNCS (https://www.embrapa.br/meio-norte/rncs) é uma realização da Embrapa Meio-Norte, universidades Federal e Estadual do Piauí, Instituto Federal de Educação do Piauí e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Núcleo Regional do Nordeste). O evento tem o apoio do Governo do Piauí, CNPq, CAPES, Aprosoja, Terra Brasileira, Banco do Nordeste e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí ( FAPEPI).

—————————————————

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)

(86) 3198-0518

meio-norte.imprensa@embrapa.br

ARTIGOS RELACIONADOS

As novas variedades de tomate impulsionam o setor?

Autores Rafael Ravaneli Chagas Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas – Universidade Federal de Lavras (UFLA) rafael.chagas@ufv.br Ariadne Morbeck...

Pecuária brasileira pode ampliar produtividade de forma sustentável, diz ABAG

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne em nível global.

Gesso agrícola: efeitos e critérios do uso na agricultura

Em sistema plantio direto, as pesquisas têm demonstrado ganhos médios de produtividade de grãos em torno de 15% para a cultura do milho e 27% em soja.

Setor florestal divulga relatório global de progresso de sustentabilidade

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente serve como um reforço no alerta para os cuidados que se deve ter...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!