24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosLongPing e CITIC Agri Fund anunciam o lançamento da LP Sementes

LongPing e CITIC Agri Fund anunciam o lançamento da LP Sementes

 

Chineses adquirem os ativos de sementes de milho da Dow AgroSciences por US $ 1,1 bilhão e pretendem manter a atual estrutura organizacional e equipe de gestão, o que trará fortes colaborações e sinergia entre o agronegócio chinês e brasileiro. A LP Sementes já nasce com a participação de 20% no mercado brasileiro de sementes de milho, posicionada no 3º lugar do ranking nacional.

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A Yuan LongPing High-tech Agriculture Co., Ltd. (LongPing) e o CITIC Agri Fund Management Co., Ltd. (CITIC Agri Fund) anunciaram que concluíram no dia 30 de novembro a aquisição de ativos de sementes de milho da Dow AgroSciences no Brasil. A boa notícia foi divulgada em uma entrevista coletiva de imprensa de lançamento da LP Sementes & Biotecnologia Brasil Ltda no dia 1º de dezembro, em Ribeirão Preto (SP).

O negócio totaliza US$ 1,1 bilhão (excluindo a taxa de transação) e inclui a aquisição de ativos da Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia Brasil Ltda (“Target Company”), o acesso total ao banco de germoplasma de milho brasileiro, a marca Morgan e a licença para uso da marca da Dow Sementes por 12 meses.

De acordo com Vitor Cunha, gerente-geral da LP Sementes, a intenção é que na safra de verão, que se inicia em abril de 2018, a nova marca já tenha sido lançada. Ainda que haja um período de transição, já que algumas embalagens ainda continuarão com a marca Dow Sementes.

 “A companhia é notável“, disse Shi Liang, gerente-geral do CITIC Agri Fund. “Graças ao excelente apoio e coordenação da Dow AgroSciences durante a transação, todo o processo foi amigável e bem-sucedido“, afirmou o executivo. “Nós nos dedicamos a identificar empresas de alta qualidade nas mais modernas cadeias de valor agrícolas do mundo para promover o desenvolvimento do setor por meio do poder do capital e do investimento. Acreditamos que a LP Sementes trará nova experiência de gerenciamento e operação ao CITIC e continuará a impulsionar seus negócios para prosperar“, afirma.

“O profissionalismo e a expertise que a Dow AgroSciences mostrou nesta transação nos convenceu ainda mais da força e do valor da companhia“, disse Yuan Dingjiang, vice-presidente da LongPing.

 

Ganho para todos

ShiLiang, gerente-geral do CITIC AgriFund,Zhang Xiukuan, presidente-executivo da LongPing e Vitor Cunha,gerente-geral da LP Sementes - Crédito LP Sementes
ShiLiang, gerente-geral do CITIC AgriFund,Zhang Xiukuan, presidente-executivo da LongPing e Vitor Cunha,gerente-geral da LP Sementes – Crédito LP Sementes

“A LongPing se comprometeu com o desenvolvimento de negócios no exterior. Enquanto isso, também estamos buscando colaborações de ganha-ganha com empresas locais ao redor do mundo“, explica Yuan Dingjiang. “Nós acreditamos que com a nova companhia se juntando a nós, haverá uma grande sinergia na inovação tecnológica e empresarial e na criação de valor. Continuaremos empenhados em aprimorar a capacidade comercial da LP Sementes de forma a acomodar as necessidades do mercado e dos clientes que estão sempre em constante mudança e atualização. Ao mesmo tempo, estamos ansiosos para trazer mais oportunidades para os funcionários e atrair mais talentos de alto calibre. Comprometemos em não demitir nenhum funcionário, pois para nós é de suma importância a estabilidade no trabalho e o valor do ser humano“, ressalta.

Gestão, operação e sede

Parte da equipe LP Sementes - Crédito Ana Maria Diniz
Parte da equipe LP Sementes – Crédito Ana Maria Diniz

LongPing e CITIC Agri Fund afirmam que o negócio da LP Sementes continuará a ser fortalecido e promovido com base no escopo maior no Citic Agri Fund e de acordo com o planejamento estratégico geral da LongPing.

Com a conclusão da transação, o presidente-executivo da LongPing, Zhang Xiukuan, será designado como presidente da LP Sementes, enquanto Vitor Cunha, gerente-geral da ‘empresa-alvo’, permanecerá como gerente-geral da LP Sementes. A estrutura organizacional e a equipe gestora da empresa serão mantidas, assegurando uma transição perfeita.

A sede da LP Sementes será em São Paulo e o escritório de Ribeirão Preto será mantido. A companhia manterá a operação da marca Morgan e terá uma licença de uso da marca Dow Sementes por 12 meses. Neste período, a empresa irá lançar uma nova marca.

Efeito do desenvolvimento sinérgico

ShiLiang, gerente geral do CITIC AgriFund - Crédito LP Sementes
ShiLiang, gerente geral do CITIC AgriFund – Crédito LP Sementes

Os ativos da ‘empresa-alvo’ têm crescido rapidamente no mercado brasileiro nos últimos cinco anos. Possui participação de 20% no mercado brasileiro de sementes de milho, posicionada no 3º lugar do ranking nacional. A nova empresa já nasce com esta vantagem competitiva absoluta no mercado brasileiro.

O Citic sempre esteve atento ao desenvolvimento e ao futuro dos negócios ligados à agricultura e acumulou profunda experiência em investimentos por meio de sua atuação na indústria agrícola.

A LongPing está fazendo esforços para se tornar global e, a longo prazo, a LP Sementes servirá como um ótimo complemento para o portfólio agrícola do CITIC e para o crescimento rápido da LongPing, trazendo energia com sustentabilidade para o negócio em geral.

A transação também foi aprovada pelas agências governamentais competentes na China e no Brasil. Os dois países são ricos em recursos, grandes em população e vastos em áreas de plantio. O milho está entre as principais culturas em ambos, sendo que o Brasil possui a terceira maior área plantada do mundo, enquanto a China ocupa o segundo lugar, além de ser o principal destino das exportações brasileiras.

Yuan Dingjiang, vice presidente da LongPing - Crédito LP Sementes
Yuan Dingjiang, vice presidente da LongPing – Crédito LP Sementes

A LongPing High-tech e o CITIC Agri Fund entendem que integração de negócios visará a melhor sinergia e espera que esta transação se torne em exemplo para desenvolvimento conjunto da agricultura da China e do Brasil.

Zhu Gaoming, vice presidente do Grupo CITIC - Crédito: LP Sementes
Zhu Gaoming, vice presidente do Grupo CITIC – Crédito: LP Sementes

Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agricultores gerenciam propriedades por meio de plataforma on-line

A tecnologia e o campo não andavam juntos no passado. Atualmente, caminham lado a lado, principalmente quando se trata da busca por resultados inovadores...

Cocapec – 9º Simcafé traz nomes de peso em sua programação

Prestes a acontecer, a Cocapec acelera os preparativos para o 9º Simcafé - Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana. O evento acontecerá nos...

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: 3ª revolução do agronegócio

  O Brasil tem 100 milhões de hectares de pastagens nativas e/ou degradadas para intensificar a produção de grãos, eucalipto e gado e, assim, cumprir...

Macadâmia é opção vantajosa para produtores

Com alto valor agregado e manejo adequado, agricultor pode faturar até 50 mil reais por hectare, aponta especialista Cultivo ainda pouco conhecido pelos agricultores brasileiros,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!