20.6 C
Uberlândia
domingo, abril 20, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCultivo de beterraba - Por onde começar?

Cultivo de beterraba – Por onde começar?

Caroline Reyes

Engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças

caroline.reyes@embrapa.br

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A beterraba pode ser cultivada o ano todo, porém,seu desenvolvimento pode ser mais ou menos demorado, dependendo da região e época de plantio. A tendência é sempre ter um ciclo mais longo no inverno em função das horas de luz que a planta necessita. Porém, como a planta é de origem de clima temperado, a qualidade do produto tende a ser melhor em regiões com a temperatura mais amena, ou locais mais altos. Temperaturas entre 15 e 25ºC são os limites ideais, porém a planta produz até 35ºC.

Períodosindicados para o cultivo da beterraba

Atualmente, temos cultivares adaptadas para todas as regiões do Brasil. Devem-se respeitar as indicações de cada uma, seguindo as orientações que vêm na embalagem do produto, quando se adquirem as sementes, quanto à época de plantio, espaçamento, adubação e tratos culturais, de forma que se possa obter o melhor desempenho desses materiais.

Atenção

Como dito, a beterraba é originalmente de clima temperado, e o frio é necessário para o desenvolvimento do pendão floral para a produção de sementes, quando o ciclo reprodutivo é de interesse.

O excesso de calor e chuvas promove o aparecimento de doenças fúngicas e afeta a coloração interna, quando os anéis ficam mais claros, afetando o aspecto comercial do produto.

Portanto, devem-se buscar cultivares adaptadas à  região onde se pretende produzir, respeitando as épocas de plantio e os tratos culturais indicados, pois só assim não aparecerão anomalias fisiológicas que comprometam a produção.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Hortaliças pequenas e saborosas têm mais valor

Luis Felipe Villani Purquerio Pesquisador do Instituto Agronômico, Centro de Horticultura felipe@iac.sp.gov.br Paulo César Tavares de Melo Pesquisador da USP-ESALQ, Depto. Produção Vegetal pctmelo@esalq.usp.br   O mercado de hortaliças está sempre...

Existe mesmo a ‘poupança de solo’?

Em uma safra a gestão dos custos é considerada a principal preocupação para aumentar as margens de lucro. Saber quais são os itens fundamentais...

Psilídeos – A solução está no nitrogênio

  Muitas vezes, de forma discreta, os psilídeos atacam as espécies florestais, sugando a seiva e diminuindo a produtividade da silvicultura O manejo de psilídeos é...

Heveicultura – Nutrição inteligente auxilia no desenvolvimento das mudas

O primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento florestal e agrícola é a utilização de mudas vigorosas e de alta qualidade. Estes materiais, quando associados à execução de práticas adequadas de manejo no campo, proporcionam a obtenção de bons rendimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!