27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosIsla Sementes reúne influenciadores e chefs em encontro que estimula alimentação saudável

Isla Sementes reúne influenciadores e chefs em encontro que estimula alimentação saudável

Os eventos “Super Colheita” e “Colheita dos Chefs” aconteceram em Itapuã e apresentaram novidades de hortaliças  

O cenário de alimentação no Brasil ainda está longe de ser o ideal. Atualmente, os brasileiros consomem apenas um terço da quantidade de hortaliças recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o equivalente a 400 gramas por dia, no mínimo. Objetivando o aumento desse consumo, assim como maior consciência sobre a importância de uma alimentação mais saudável, é que a Isla Sementes realiza desde 2014 um projeto ambicioso: mostrar que o Brasil tem muito mais variedades de hortaliças do que se imagina e que é possível melhorar a qualidade da nossa alimentação consumindo hortaliças mais variadas e gostosas.


O encontro ‘Colheita dos Chefs’, lançado pela empresa há 5 anos, levou chefs de todo Brasil para conhecer a sua horta experimental em Itapuã – RS, e para colher direto do pé a grande variedade de hortaliças e, assim, através dos chefs, ajudar o brasileiro a comer melhor.

 

Segundo o chef Onildo Rocha, do restaurante cozinha Roccia, que participou pela primeira vez, o evento é muito importante para que os chefs entendam e conheçam toda a cadeia de produção das hortaliças. “Vir a campo, conhecer todos os produtos, ver in loco e ainda colher é uma sacada incrível. A gente vê que o trabalho é concreto. Tem raiz. Tem base“, falou ele.

 

Outro participante, o chef Rodrigo Bellora do restaurante Valle Rústico, falou da importância do chef para mudança da alimentação do brasileiro. “Hoje o chef vive um momento muito importante na sociedade que não é so cozinhar. Nós conseguimos educar e ensinar. O que falamos tem muita importância perante a sociedade, e isso é muito legal, pois aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em saber o que vamos apresentar, qual a diversidade e quem vai ser o protagonista do prato. E hoje não tem como não ver isso. E o chef tem uma importância muito grande sobre como vamos nos alimentar, do que vamos nos alimentar e porquê’, questionou.

 


A iniciativa do ‘Colheita dos Chefs’ vem dando tão certo que em 2016 a empresa lançou a ‘Super Colheita’, objetivando incentivar as pessoas a ter uma melhor alimentação não só a partir de quem prepara os alimentos, mas também através de pessoas que promovem o estimulo a uma alimentação saudável através do seu trabalho.

É o caso da Regina Tchelly, fundadora do projeto Favela Orgânica que participou pela primeira vez do ‘Super Colheita’ e acredita que o evento é essencial para que as pessoas pensem mais sobre o alimento. “Nós podemos ser agentes comunicadores do alimento. Mostrando quanto tempo um tomate demora para crescer, por exemplo, quantos tipos de manjericão nós temos. Daí a importância de reunir essas pessoas, que vão disseminar essas informações“, falou.

Esse ano, as colheitas foram realizadas no dia 22 de Janeiro reunindo nomes como: Marcelo Schambeck, Liliana Andriola, Altemir Pessali, Rodrigo Bellora e Rafael Jacobi para preparar o jantar de comemoração de 5 anos do ‘Colheita dos Chefs’, e influenciadores, como: Regina Tchelly, Natalia Luglio, Daniela Leite, entre outros.

Durante os encontros, os convidados conheceram as novidades do setor de horticultura, como os quiabos Canindé e Guará, que deverão chegar ao Mercado até a metade do ano, entre outras variedades.
“Hoje muitos restaurantes usam a hortaliça como protagonista do prato, mas há cinco anos quando começamos esse projeto não era assim. Hoje são outros questionamentos, e embora tenhamos dados positivos ainda tem muito a ser feito. Por isso é tão importante estarmos reunidos para mudar esse cenário”, disse Diana Werner, presidente da Isla, na abertura do evento.
Atualmente as Colheitas ISLA acontecem anualmente e são uma importante ação que tem como objetivo unir toda a cadeia da da alimentação, desde a produção das hortaliças, até o Mercado gastronômico e o público final.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Morgan apresenta novidades no Show Rural Coopavel 2020

Vitrine tecnológica do agronegócio traz as inovações em híbridos de milho que devem elevar a produtividade em grãos e silagem com qualidade superior De cultura de rotação à...

Telas – Mais proteção no cultivo de tomate

AutoresLuana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Rhaiana Oliveira de Aviz rhaianaoliveiradeaviz@gmail.com Emanoel dos Santos Vasconcelos emanoeldsvpgm@gmail.com Graduandos em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia...

Algodão – A vedete da rotação de culturas

  Através do sistema de rotação de culturas é possível aumentar ou manter a matéria orgânica do solo, diminuir perdas por erosão, controlar plantas daninhas,...

Dessecação pré-colheita garante padronização da batata

  Leandro Pereira Engenheiro agrônomo da Cooperbatata leperleandro@gmail.com A importância da dessecação na batata está mais ligada ao benefício do produtor do que propriamente da batata, por que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!