Lourenço Nyssen
Diretor da Holantec ” Consultoria em Fruticultura
A aquisição de mudas com garantia de qualidade é fundamental para o sucesso da atividade, principalmente após o aparecimento da doença conhecida popularmente por escaldadura (Xylella fastidiosa). Essa doença, causada por uma bactéria, ocasiona a redução no aspecto vegetativo das plantas e, consequentemente, na produtividade dos pomares, seca de partes da planta e morte prematura desta.
A bactéria pode ser transmitida por meio de várias espécies de cigarrinhas e pela utilização de gemas infectadas pela doença, produzindo novas mudas já infectadas, que poderão ser enviadas a novas áreas de produção.
A utilização de um porta-enxerto resistente a pragas do solo e que transmita as plantas características positivas de produção também deverá ser observada no momento de aquisição de uma muda.
A aquisição de mudas deve ser realizada de viveiros tradicionais e idôneos. Na fase inicial de desenvolvimento das plantas, as mesmas apresentam um elevado vigor, sendo muito difícil diagnosticar a presença da bactéria. Uma forma de verificar a sanidade das mudas é pela realização de visitas a pomares já implantados anteriormente, onde será possível avaliar a sanidade do pomar.
Realizar um bom preparo do solo, com correção adequada da acidez por meio de uma boa calagem e adubação equilibrada, garantindo um bom desenvolvimento inicial das plantas, é fundamental. Ainda, a aquisição de mudas de boa qualidade e de viveiros de procedência e a realização periódica de pulverizações com produtos fitoquímicos reduzem a incidência dos insetos transmissores da doença escaldadura.
Opções em cultivares
As principais variedades disponíveis no mercado são divididas de acordo com a coloração da polpa, sendo de polpa amarela e polpa vermelha, como: Reubennel, Harry Pickstone, FlaGulfBlaze, Santa Rosa, LetÃcia, Fortuna, entre outras.
As ameixeiras apresentam uma necessidade diferenciada de frio (horas/frio) para que ocorra a floração/brotação das plantas. Variedades com maior exigência de frio hibernal deverão ser direcionadas para as regiões mais frias (Sul do País) e regiões de maior altitude, onde ocorre um maior acúmulo de horas de frio.
Nas regiões de clima subtropical deverão ser utilizadas variedades com menor exigência de horas de frio para que ambas apresentem uma boa brotação e potencial produtivo.
O manejo de uma planta de ameixa deve ser realizado mediante a realização dos diferentes tipos de podas, cujo objetivo é a obtenção de uma planta com boa arquitetura, ramos de produção de boa qualidade, bem localizados na planta e uma boa intensidade de luminosidade, proporcionando à planta boa sanidade e aos frutos uma boa qualidade.
A utilização da técnica de raleio dos frutos possibilita a obtenção de frutos de maior calibre e maior valorização no mercado. A realização periódica de pulverizações com produtos fungicidas e inseticidas e de adubações equilibradas favorece a produção de frutas de qualidade superior.
Custo
Atualmente, o custo de aquisição de uma muda pode variar entre R$ 7,00 a R$ 12,00. Lembrando que mudas de baixa qualidade provenientes de viveiros sem procedência apresenta os riscos de contaminação de pragas, principalmente nematoides, e da disseminação de ervas daninhas indesejáveis, como a tiririca (Cyperusrotundus).