25.6 C
Uberlândia
domingo, maio 5, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiTelas aluminizadas reduzem viroses

Telas aluminizadas reduzem viroses

Douglas José Marques

Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas

douglas.marques@unifenas.br

Figura 05Termômetro de infravermelho mostrando a diferença na temperatura em ambiente coberto com ALUMINET (à esquerda) e tela preta (à direita).O microclima de ambientes protegidos naturalmente ventilados, em função dos fatores geográficos e das características construtivas das estruturas, pode apresentar-se desfavorável ao cultivo de hortaliças, devido à ocorrência de temperaturas que, principalmente no verão, podem ultrapassar 40º C, associadas a baixos valores de umidade relativa.

Como alternativa, visando restringir a elevação excessiva da temperatura do ar em ambientes protegidos, pode-se fazer uso de telas termorrefletoras, que têm por finalidade limitar o acúmulo de carga térmica no ambiente por meio de reflexão de parte da radiação solar incidente.

Vantagens

A tela de sombra aluminizada termorrefletora, no verão, diminui a entrada de radiação infravermelha para dentro do ambiente, podendo reduzir em até 20% a temperatura no interior da estufa comparado ao ambiente externo, por meio de um manejo correto.

No inverno, garante armazenamento de calor de radiação no interior da estufa, diminuindo a saída das ondas térmicas obtidas ao longo do dia, resultando em temperaturas mais altas e menores oscilações térmicas e aumentando a captação de luz pelas plantas pelo efeito da difusão de luz. Ainda, proporciona maior atividade fotossintética para a planta.

Opções

Existem várias empresas que comercializam as telas aluminizadas, no entanto, a que mais se destaca no mercado é a GinegarPolysack do Brasil, de origem Israelense, especializada na produção de malhas de proteção/sombreamento e filmes plásticos para agricultura.

Manejo de prevenção

O uso de telas aluminizadas proporciona muitos benefícios para as culturas agrícolas, sendo a principal a redução da temperatura interna. Principalmente para as condições de temperatura alta dentro da casa de vegetação, no verão este efeito amenizador da temperatura proporciona maior produção para as culturas de clima frio a ameno.

O manejo é simples. Geralmente a tela aluminizada é colocada dentro da casa de vegetação, abaixo do filme plástico, sendo fixada na estrutura de proteção de modo a deixar a tela esticada.

Em casas de vegetação mais modernas, que possuem o sistema integrado de telado móvel, o produtor tem a opção de enrolar ou esticar a tela, quando for conveniente, para melhorar o manejo da cultura.

Investimento x retorno

O investimento nas telas aluminizadas é variável de acordo com o tamanho da casa de vegetação e da região.

Por outro lado, o custo-benefício geralmente compensa. Quando o produtor precisa reduzir a temperatura dentro da casa de vegetação ou em cultivo no verão, o uso das telas aluminizadas melhora o ambiente interno e proporciona aumento na produção.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

MP 884 não muda o contexto jurídico do Novo Código Florestal

Autor Evandro A. S. Grili Advogado, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia e diretor da Área de Direito Ambiental Ao ler...

Qual o panorama nacional da produção de repolho?

Autores Raphael Augusto de Castro e Melo Pesquisador da Embrapa Hortaliças raphael.melo@embrapa.br A receita global do mercado de repolho totalizou US$ 39,4 bilhões em 2018,...

Bokashi e seus resultados em rúcula e repolho

Bokashi é uma palavra japonesa que significa “matéria orgânica fermentada”. É também uma técnica de pintura japonesa que significa “diluir” ou “borrar”, adaptada pelos agricultores para a prática de misturar a matéria orgânica à terra da mata, deixando-a fermentar antes de misturá-la à terra dos cultivos.

Cultivo protegido – Técnicas para inibir doenças

Rafael Campagnol Doutor e professor de Fitotecnia - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá rafcampagnol@hotmail.com Giovani de Oliveira Arieira Professor de Fitopatologia -  Universidade Federal de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!