A Dinagro foi a responsável pelo desenvolvimento do primeiro formicida brasileiro para controlar formigas cortadeiras e também pela primeira produção da Sulfluramida no País, sendo a única a produzir a matéria-prima deste ativo
Para se ter uma ideia, a cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, segundo a pesquisa Demografia das Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica). A Dinagro, com sede em Ribeirão Preto (SP), celebrou 50 anos de atuação em agosto, e caminha na contramão dos números.
Fundada por Izidro Pedro de Freitas e Salvatore Romano, a Dinagro ampliou sua atuação ao longo dos anos e se destaca no mercado de defensivos agrícolas. O objetivo da companhia é ajudar o agronegócio e a silvicultura brasileira a crescerem. Seus produtos são fortes aliados do produtor, não prejudicam o meio ambiente e foram desenvolvidos com uma tecnologia inovadora que promove alta performance.
Segundo Luiz Eugenio de Freitas, diretor geral da Dinagro, completar 50 anos é uma vitória. “Sabemos que poucas empresas conseguem chegar ao jubileu de ouro. A trajetória teve muitos desafios. Sobrevivemos a diversas situações, demos a volta por cima e nos tornamos o maior produtor do atual ativo das iscas. É uma grande conquista“, avalia.
Produtos
O portfólio da Dinagro conta com as iscas formicidas Dinagro-S, uma mistura de substrato atrativo (polpa cÃtrica de laranja desidratada) com princÃpio ativo tóxico (Sulfluramida) na forma de pellets.
A substância apresenta características ideais para o controle de formigas cortadeiras. Outro item é a microembalagem porta-isca biodegradável MEBIO, que é o Dinagro-S produzido em embalagens de cinco e dez gramas, fácil de aplicar e resistente à umidade.
Para os próximos anos, a Dinagro tem o objetivo de expandir fronteiras. “Estamos investindo em novos registros, principalmente para outras culturas, já que somos especialistas na silvicultura. Outro projeto que está em execução é o inseticida e acaricida produzido com extrato de plantas“, comenta MaurÃcio Romano, diretor comercial.
Segundo Romano, a frase que define o pensamento da Dinagro não é de sua autoria e foi dita por André Gerdau. “O sucesso do passado não garante o futuro, por isso estamos atentos às mudanças e nos adaptando a tudo o que acontece no mundo“, diz Romano.
Campanha de 50 anos
Para celebrar, a empresa está promovendo uma série de ações. Entre elas, um evento de comemoração e o lançamento de um selo de 50 anos para marcar a data. Também foi criada uma mascote para a data, a Doutora Dina – uma química. Na ocasião, será apresentada uma reedição revisada e atualizada do livro que conta a trajetória da empresa, que tem o título ‘História de uma Pioneira’.
Para saber mais, acesse: www.dinagro.com.br
Â