28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEstudo mostra as funções da espuma produzida pela cigarrinha das raízes

Estudo mostra as funções da espuma produzida pela cigarrinha das raízes

Tese avalia a importância da espuma do M. fimbriolata, um dos insetos-praga da cana-de-açúcar

A cigarrinha das raízes, Mahanarva fimbriolata (Stål), é um dos principais insetos-praga da cultura da cana-de-açúcar. Um trabalho realizado no Programa de Pós-Graduação em Entomologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), avaliou a importância da espuma produzida e liberada pela ninfa, nome dado a fase imatura do inseto.

A ninfa é facilmente reconhecida no campo devido ao comportamento das mesmas de produzir e liberar constantemente uma massa mucilaginosa, semelhante a uma espuma, que recobre todo o seu corpo enquanto sugam a seiva das raízes das plantas. Entre as funções atribuídas à espuma estão a proteção das ninfas contra elevadas temperaturas, dessecação e inimigos naturais.

Contudo, evidências experimentais para confirmar estas hipóteses são escassas. A tese, de autoria de Mateus Tonelli com orientação de José Maurício Simões Bento, do Departamento de Entomologia e Acarologia, avaliou a importância da espuma para a proteção térmica das ninfas de M. fimbriolata, sua ação protetora contra predadores e os microrganismos associados ao inseto e a espuma.

O estudo mostrou que a espuma serve como um importante microhabitat térmico para as ninfas, mantendo-as numa temperatura próxima do ideal para o seu desenvolvimento. “A espuma, além de abrigar uma diversidade de bactérias previamente reportadas como simbiontes protetivos de insetos e que, provavelmente, são provenientes do intestino das ninfas, também é repelente às formigas predadoras e causa irritação quando em contato com outros insetos”, disse o autor.

Os resultados obtidos abrem novas perspectivas para futuras pesquisas que visam investigar a importância da espuma para o crescimento e desenvolvimento das cigarrinhas e pode também auxiliar trabalhos futuros na busca por novas estratégias de controle desta praga.

A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

ARTIGOS RELACIONADOS

Chuvas afetam plantações de cana-de-açúcar no interior do estado de São Paulo

Segundo especialista, a produção teve queda de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior As lavouras de cana-de-açúcar de algumas cidades do interior de São...

JKS – Nossa qualidade, sua segurança

A JKS participa da Hortitec há 14 anos. “Esta é a maior feira especializada em cultivo protegido da América Latina, e temos a oportunidade...

LNF inova com desmucilagem enzimática

  Este foi o segundo ano emque a LNF participou do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. "A razão de estarmos aqui é divulgar nossos produtos...

VANTs – Menor custo operacional na agricultura

Devido à constante busca e necessidade de se obter dados de maneira rápida e precisa para diversas etapas da produção (desde a análise do solo até a identificação de pragas), o uso de sensores remotos se torna cada vez mais importante e necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!