23.4 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasConheça as dez principais curiosidades do setor de florestas plantadas

Conheça as dez principais curiosidades do setor de florestas plantadas

Você sabia que, apesar de representarem pouco menos de 1% do território nacional, as florestas plantadas são responsáveis por 91% de toda a madeira produzida no Brasil para fins industriais?

Em Minas Gerais, a área cultivada de florestas plantadas já ultrapassou a marca de dois milhões de hectares, reforçando a posição do estado como maior detentor do plantio de florestas do país. Estas florestas são cultivadas para a produção renovável de madeira, que abastece o mercado produtor de painéis, pisos laminados, carvão vegetal, lápis, celulose, madeira tratada, serrada, entre outros produtos madeireiros.

Conheça, a seguir, as 10 curiosidades do setor:

Ü Minas Gerais é líder mundial de produção e consumo de carvão vegetal proveniente das florestas plantadas. Este carvão é uma fonte de energia e combustível limpo e renovável.

Ü As florestas plantadas cumprem importante papel social, ambiental e econômico, na medida em que reflorestam áreas degradadas, contribuem para manter a disponibilidade da água e nutrientes do solo, amenizam a pressão sobre as florestas naturais, já que oferecem madeira renovável, geram empregos e contribuem para a inclusão social.

Ü No Estado de Minas Gerais, as florestas plantadas com representação da AMIF estão presentes em mais de 238 municípios mineiros, e são compostas por várias espécies de árvores que possuem, em comum, o manejo sustentável com finalidade de produção de madeira.

Ü Os plantios florestais são considerados culturas agrícolas em âmbito nacional, assim como a soja, milho, café e algodão, por exemplo. A cultura agrícola de florestas plantadas é um braço da agroindústria brasileira e merece destaque pelos benefícios propiciados ao solo, à conservação dos recursos hídricos, melhoria do microclima local, captura de CO2 e liberação de O2 na atmosfera. Seus ciclos podem chegar a mais de sete anos em campo, o que multiplica tais benefícios.

ÜAlém dos conhecidos cultivos agrícolas de eucalipto e pinus, o Estado conta com consideráveis plantios de mogno africano, cedro australiano e seringueira, entre outras espécies. É fundamental a diversificação de plantios, gerando pesquisa e desenvolvimento no Estado.

 Ü Minas Gerais é o Estado que possui a maior concentração de universidades e institutos que oferecem o curso de engenharia florestal, a profissão apta para a condução e manejo de florestas. De instituições federais, com curso de bacharelado e técnico, são mais de seis entidades, entre UFV, UFMG e UFLA.

Ü A madeira está presente na vida de 100% dos brasileiros. É um dos materiais mais versáteis utilizados pelo homem desde o início das civilizações. A madeira está presente como produto nos móveis, pisos, na estrutura das residências e, indiretamente, em todos os papéis de higiene, de escrita, na produção do aço, tintas, essências, remédios, combustível. Enfim, a madeira oferece múltiplos usos de forma limpa e renovável.

Ü Com a necessidade do Brasil de gerar mais energia e o interesse do poder público em produção de energia limpa e renovável, os produtores de madeira perceberam outra grande oportunidade de expansão dos negócios. Isso porque, também na produção de biomassa florestal, as plantações de árvores têm vantagens que se destacam em disponibilidade e segurança energética.

Ü De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBA), o setor arrecada, no Brasil, R$ 11,5 bi em tributos, o que corresponde a 0,9% da arrecadação nacional.

Ü Cada 1,0 hectare de floresta plantada preserva cerca de 0,6 hectare de florestas nativas.

Sobre a AMIF

A AMIF nasceu da antiga Associação Brasileira de Carvão Vegetal (ABRACAVE), criada em 1976, com o objetivo de contribuir para o crescimento sustentado e o ordenamento desse importante segmento. No ano de 2003, a ABRACAVE passou a se chamar AMS – Associação Mineira de Silvicultura.

Em busca de novos potenciais, a AMS evoluiu para AMIF – Associação Mineira da Indústria Florestal no ano de 2018. Com nova identidade visual, maior representatividade do setor, nova missão, novas perspectivas e acompanhando um setor em constante evolução e aprimoramento, a associação se fortaleceu e ampliou seus horizontes.

A AMIF representa a indústria de base florestal de Minas Gerais. Hoje, a entidade atua pelos interesses da indústria e dos produtores florestais, responsáveis por uma atividade ambientalmente sustentável, que gera empregos nas áreas rurais e contribui efetivamente para a economia do País. Atualmente, a entidade conta com 22 empresas associadas. Juntas, as empresas associadas da AMIF somam quase um milhão de hectares de plantios florestais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Abrapa e Aprosoja no combate à mancha-alvo

O combate à mancha-alvo tem mobilizado a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Brasil). As entidades organizaram um dia de campo para discutir o problema que deixou de ser secundário e se tornou uma preocupação significativa para os produtores de soja e algodão.

Controle de pragas do limoeiro

A cochonilha-de-placa Orthezia praelonga (Hemiptera: Ortheziidae), conhecida como ortézia, ...

Plantas medicinais brasileiras: conservação e uso sustentável

Conheça a riqueza da biodiversidade brasileira e a importância da conservação e uso sustentável de plantas medicinais.

Pragas e doenças do coqueiro

O coqueiro, em todas as fases de seu desenvolvimento, sofre a ação de inúmeros ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!