28.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasValéria Vidigal, mulher Agro na Bahia

Valéria Vidigal, mulher Agro na Bahia

Fotos: Arquivo pessoal

Mineira de Viçosa (MG), Valéria Vidigal mora em Vitória da Conquista (BA) há quase 28 anos. Seu trabalho é dedicado às artes plásticas e à cafeicultura, onde faz um trabalho a nível nacional em sua Fazenda Vidigal.

Formada pela Universidade Federal de Viçosa, desde quando chegou à Bahia começou a ministrar curso de pintura, trabalhou em rádio, jornal e televisão. E a partir de 1994 adquiriu uma das suas primeiras fazendas de café na região do Planalto da Conquista. Entre as propriedades está a Fazenda Vidigal, que ela escolheu para transformar em uma fazenda turística e sede de um dos eventos mais importantes da cadeia do café.

Idealizado por ela, o Encontro Nacional do Café está na sua 14º edição, e irá acontecer no segundo semestre. Em 2020, vem com uma data muito especial, que é a comemoração do Cinquentenário dos Cafés do Planalto da Conquista.

Em 2010 lançou o livro ‘Café, a Saga de um Herói’, com a ajuda de vários colaboradores registrando a história do café na Bahia. O livro é todo ilustrado com as obras da Valéria Vidigal. Nesse mesmo ano, ilustrou a capa e os capítulos do livro ‘Café & Saúde’, de autoria do Dr. Darcy Lima, além dos anais de congressos e anuários de café existentes no Brasil, um trabalho iniciado em 2003.

Mulher das artes plásticas com a temática única e exclusiva do café, recebeu várias homenagens e títulos na sua carreira, Título de Cidadã Conquistense e Baiana, Medalha Mérito Cafeeiro pela Fundação Procafé, e nesse ano do dia 11 de março, recebeu da Câmara Municipal da Vitória da Conquista o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares, pelo Dia Internacional da Mulher.

Origem cafeeira

Filha do saudoso professor João da Cruz Filho, engenheiro agrônomo e fitopatologista, inventor da calda viçosa, Valéria tem seu pai como fonte inspiradora para continuar trabalhando em prol da cafeicultura.

Na Bahia, seu trabalho é consagrado pela força da mulher Agro. Mãe de três filhos, Rafaela, Isabela e Renato, é casada com o engenheiro agrônomo Gianno Brito, seu parceiro também de trabalho. Vidigal tem a garra da mulher brasileira.

“Para mim, trabalhar em prol da cafeicultura é muito gratificante, pois é uma cultura que, além de o Brasil ser o maior produtor do mundo, também é a segunda bebida mais consumida. Amo fazer parte das famílias produtoras de café, e pintar essa cultura nas telas, para mim, é fazer história por meio das artes plástica. Café com Arte é a minha assinatura, se eu posso dizer assim!”, finaliza Valéria Vidigal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Outlook Globalfert trará tendências para o mercado de fertilizantes

O primeiro trimestre de 2020 já demonstrou que será um ano de desafios para diversos segmentos. A pandemia de Covid-19 impactou na logística e...

AGLUKON e AMVAC do Brasil anunciam parceria

Os fertilizantes foliares WUXAL®, produzidos pela AGLUKON, sediada na Alemanha, e reconhecida por produtos especializados, de alta qualidade e eficácia, presente há mais de 30 anos no Brasil, terão, a partir de 1º de março, a AMVAC do Brasil, estabelecida oficialmente no país em 2019, como parceiro exclusivo da marca.

BRANDT mantém oferta de insumos para produção de alimentos

Diante da alarmante situação de crise de saúde causada pela disseminação do Coronavírus (COVID-19), a BRANDT – uma das maiores fornecedoras de fertilizantes foliares do mundo...

Logística no Agro: frota própria ou terceirização?

AutorPor Robinson Cannaval Junior A competitividade do transporte de cargas é um dos temas mais estratégicos do agronegócio. Mudanças recentes na legislação e na tecnologia trazem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!