21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiSistema de previsão da requeima evita danos maiores

Sistema de previsão da requeima evita danos maiores

 

Sistema de previsão para requeima - Créditos Jesus Töfoli
Sistema de previsão para requeima – Créditos Jesus Töfoli

A requeima é a principal doença da cultura da batata, e muito fácil de diagnosticar. Entretanto, é importante que seja detectada o mais cedo possível para evitar danos maiores, o que pode ser feito com produtos protetivos.

Soluções

Segundo o engenheiro agrônomo João Batista Vila Velha, o produtor tem várias ferramentas de previsões climáticas,como sites, aplicativos e muitas outras. “O gestor da fazenda deve, diariamente, estar atento a essas informações, para pelo menos duas vezes por dia saber as previsões do tempo.Essas previsões são uma segurança muito boa, e com previsões contínuas o produtor pode usar fungicidas mais específicos para a doença“, pontua.

Há uma gama de fungicidas no mercado para o controle de requeima, mas, deacordo com o agrônomo, a prevenção começa na escolha do terreno, continua com a eliminação de culturas de diferentes idades uma do lado da outra, a adoção de variedades resistentes, espaçamento, fertilidade adequada para aumentar a resistência da lavoura, e, por fim, quanto mais alto o terreno, melhor, pois a lavoura fica mais arejada.

Alerta

A requeima é uma doença que ocorre no mundo inteiro, sendo a mais destrutiva no caso da batata. Ela ocorrenas épocas de mais difícil controle, como no período chuvoso, que é muito favorável para a ocorrência de doenças. “A utilização de aeronaves na pulverização da batata é rápida e tem efeito positivo, principalmente na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Goiás, Cristalina,Vargem Grande e na Bahia, regiões de terrenos mais planos, que beneficiam a pulverização aérea“, afirma João Batista, se referindo à eficiência e rapidez com que os aviões trabalham, especialmente em áreas maiores.

Segundo ele, os tratores e máquinas de pulverização enfrentam o obstáculo de dias chuvosos, que deixam o solo muito molhado, dificultando o trabalho, diferente das aeronaves.

A prevenção ainda é o melhor caminho contra a requeima -  Créditos Jesus Töfoli
A prevenção ainda é o melhor caminho contra a requeima – Créditos Jesus Töfoli

Novidades

A agricultura é bastante dinâmica, e a pesquisa está sempre em busca de novas variedades. Os principais cultivares de batata plantados no Brasil, em especial a Ágata, para consumo in natura, tem origem na Holanda, um dos principais polosprodutores de batata da Europa, que exporta sementes para o mundo inteiro.

Entretanto, variedades com resistência à requeima ainda são uma dificuldade entre os pesquisadores, tendo a produtividade ou a qualidade comprometida, o que interfere diretamente na aceitação pelo consumidor.

“A Ágata tem adaptação ampla a qualquer região do Brasil e a qualquer época de plantio, mas sua resistência à requeima é pequena.Adotando métodos de controle e aplicação de defensivos é possível ter uma lavoura de ótima qualidade.Do contrário, os prejuízos podem ser muito graves. Há, ainda, opções resistentes à requeima, mas não são bem aceitas pelo mercado“, considera o agrônomo.

Prevenção ainda é a melhor saída

João Batista enfatiza que a boa prevenção se dá, especialmente, pelo planejamento preventivo no plantio da lavoura. “É importante que o produtor, gerente ou técnico esteja na propriedade, conferindo o dia a dia da lavoura. O ciclo da batata é muito rápido, e qualquer coisa que passe despercebida pode causar muitos danos ao produtor“, finaliza.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para adquirir já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aviação agrícola – 70 anos de Brasil

Completando sete décadas de atuação no Brasil, a aviação agrícola precisa de regras para continuar sobrevoando as lavouras brasileiras. Saiba o que é preciso...

Bioestimulante à base de húmus contribui para produtividade das hortaliças

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Associação entre mulching e TNT no controle da mosca-branca

Diego Tolentino de Lima diegotolentino10@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Produção Vegetal - ICIAG-UFU Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Roberta Camargos de Oliveira robertacamargoss@gmail.com Engenheiros agrônomos e doutores...

Cultivares de alface de valor agregado

Mariana Caroline Guimarães Xavier Professora de Agronomia " Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) marianaa-caroline@hotmail.com Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!