26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasRastreabilidade dos alimentos proporciona retorno ao produtor

Rastreabilidade dos alimentos proporciona retorno ao produtor

Num momento em que a segurança dos alimentos ganha ainda mais relevância, a rastreabilidade se fortalece como um processo eficiente para os agricultores cumprirem com a legislação vigente, levando informações precisas aos consumidores, além de otimiza o controle da produção. A constatação é de Giampaolo Buso, diretor da PariPassu.

Segundo Giampaolo, pesquisas recentes reafirmam que os consumidores mantém o interesse sobre a origem do alimento que levam para casa. “Os produtores que oferecem alimentos com controle e informação da origem têm potencialmente as melhores oportunidades de mercado. Além do mercado apontar nessa direção, até o Ministério Público já exige essa informação de origem na ponta da cadeia produtiva”, explica.

Como base para os registros de controle, 3 informações são fundamentais: data do plantio, data dos manejos realizados nas lavouras e data da colheita. 

O hábito de registrar as atividades da propriedade, representa um ganho, no caminho da Gestão da Atividade. Giampaolo Buso relata casos de fornecedores de frutas e verduras que, a partir do melhor controle do passo a passo da produção, reduziram as aplicações de defensivos químicos e aumentaram a utilização de produtos biológicos. “Muitos também relatam melhoria no índice de devolução do varejo após adotarem a rastreabilidade”.

“A rastreabilidade das cadeias produtivas está diretamente ligada à organização e registro de informações. Com os dados da produção em mãos, os agricultores podem definir a área de plantio, o padrão, a época e ter mais clareza sobre uma previsão de receita. É uma coleta de dados simples, que pode ser feita até em um papel. Simples, porém, imprescindível”, reforça o diretor da Paripassu.

De acordo com Giampaolo Buso, existe uma evolução do número de produtores rurais que se conscientizam sobre a relevância da rastreabilidade, por entender que esse processo proporciona um nível de controle mais saudável da produção. “A demanda por alimentos seguros, produzidos em condições de respeito ao ambiente e as pessoas é crescente. A legislação para o setor agrícola também é rígida. Neste contexto, a criação de marcas exigem mais responsabilidade com a entrega. Portanto, existe, ao que tudo indica, um processo evolutivo de qualidade entre produção, distribuição, comercialização e consumo. É uma equação interessante e positiva em um momento de tantos desafios”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo software Inteligente

Ferramenta da GAtec garante uso racional de insumos, diminuindo a aplicação de produtos químicos ...

Resultados de pesquisas na soja são apresentados por pesquisadores em MT

Considerando o contexto atual, as normas das organizações de saúde, a importância da partilha de informações, do fomento do conhecimento aplicado ao campo e do necessário trabalho rural é que pesquisadores sediados em Mato Grosso estão apresentando,

Tecnologias biológicas fortalecem o combate à cigarrinha-do-milho

Abramilho alerta para controle da praga desde as etapas iniciais da cultura e Vittia destaca atuação dos biológicos no manejo integrado.

Planejar a irrigação é fundamental

Organizar processos, além de intensificar a produção, aumenta os lucros do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!