24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCooxupé é contra o aumento do ICMS dos alimentos no estado de...

Cooxupé é contra o aumento do ICMS dos alimentos no estado de SP

Café – Crédito: Shutterstock

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) oficializa seu posicionamento contrário ao aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no estado de São Paulo, que já está em vigor desde 1º de janeiro.

A nova cobrança, além de ter a possibilidade de ajustar em até 13% os preços de alimentos básicos como carne, leite, frutas e vegetais praticados para o consumidor final, trará também um aumento de custo de produção nas lavouras em todas as culturas – alguns produtos e insumos agrícolas que antes não eram taxados, como adubos e fertilizantes, produtos veterinários, defensivos e rações, por exemplo, passam a ter uma taxa de 4,14%.

“O ano de 2020 foi atípico e juntos, com base no cooperativismo forte e unido, foi possível mostrar sinais de recuperação diante de uma das maiores recessões da história”, ressalta Carlos Augusto, presidente da Cooxupé, que é formada por mais de 15 mil produtores, em sua grande maioria pequenos e médios agricultores que empenham seu papel diariamente – com base na agricultura familiar – e que estão suscetíveis aos desafios do clima e outras adversidades na lavoura.

“Um aumento de custo de produção neste momento tão importante de nossa cultura pode comprometer diretamente a safra em curso e ainda gerar uma alta inaceitável nos custos para a manutenção”, completa Carlos Augusto. A Cooxupé acredita que este aumento, NÃO EFICIENTE, mostra com pesar a falta de comprometimento e planejamento dos poderes executivo e legislativo em equilibrarem as contas públicas

ARTIGOS RELACIONADOS

Safra do café 2021/22: Brasil exporta 39,6 mi de sacas e obtém receita recorde de US$ 8,1 bilhões

Resultado representa queda de 13,3% em volume, mas alta de 38,7% em valor na comparação com o ciclo 2020/21

Marispan Implementos Agrícolas oficializa parceria com a Mahindra do Brasil

Especializada em fabricar carregadores frontais, empresa passa a fornecer seus produtos para um dos principais players do mercado de tratores A Marispan, fabricante especializada em...

Palinialves – Inovações em destaque na Specialty Coffee Expo

A Palinialves esteve presente no maior evento de cafés especiais do mundo, a Specialty Coffee Expo - Exposição Anual da Specialty Coffee Association (SCA). A feira aconteceu de 11 a 14 de abril, em Boston, nos Estados Unidos, e atraiu mais de 13 mil visitantes de vários países.

Mandioquinha-salsa: Sul e sudeste em destaque

A área de produção de mandioquinha-salsa no Brasil é de aproximadamente 15 mil hectares, movimentando cerca de R$ 2 bilhões ao ano. Dentre as regiões brasileiras, o Sul e o Sudeste são responsáveis pela maior parte da produção de mandioquinha-salsa no País, sendo que Minas Gerais responde pela maior produção entre os Estados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!