24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoProdução recorde de soja não aliviará demanda crescente

Produção recorde de soja não aliviará demanda crescente

StoneX calcula exportações brasileiras em 82 milhões de toneladas e demanda doméstica em 48 milhões de toneladas

Soja – Créditos: shurtterstock

Apesar de as condições não terem sido ideais, a safra 2020/21 de soja caminha para um recorde, situação bem vinda em meio à demanda mundial aquecida e às perspectivas de estoques baixos nos Estados Unidos. “De qualquer forma, esse potencial resultado não significa um grande alívio para o balanço mundial, com o Brasil devendo ter exportações acima de 80 milhões de toneladas, além da continuidade do crescimento da demanda doméstica”, avalia a analista de inteligência de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi.

A StoneX calcula exportações brasileiras em 82 milhões de toneladas e demanda doméstica em 48 milhões de toneladas (contra 83 mi ton e 46,5 mi ton, respectivamente, no ciclo 2019/20). Com uso total de 130 milhões de toneladas de toneladas da oleaginosa, os estoques finais totalizariam 3,28 mi ton.

Em sua revisão de fevereiro, o grupo anunciou sua expectativa de produção em 132,77 milhões de toneladas, aumento de apenas 0,1% frente ao divulgado no mês anterior. “Essa pequena elevação ocorreu pelo ajuste na produtividade de estados como Pará, Maranhão, Piauí e São Paulo, além do Rio Grande do Sul, onde o maior volume de chuvas melhorou as perspectivas”, afirmou, em relatório.

Por outro lado, no Paraná, houve uma redução do potencial produtivo, em pouco mais de 800 mil toneladas, o que impediu um crescimento maior do volume nacional.

O clima em fevereiro ainda precisa ser acompanhado, não só quanto à viabilização da colheita, mas também em relação ao desenvolvimento do que foi semeado mais tarde.


ARTIGOS RELACIONADOS

Exportação de arroz é um caminho sem volta

A necessidade de exportar o excedente do arroz foi o caminho apontado por analistas do segmento para a sobrevivência e a saúde da lavoura arrozeira.

Todos os olhos estão voltados para o clima

Um piso de curto prazo em 20c/lb foi estabelecido após uma queda significativa do mercado, motivada pela constatação de que o Brasil tem mais matéria-prima do que o previsto inicialmente.

Frio intenso aquece vendas de cafés especiais

A massa de ar frio mais intensa de 2021 chegou a vários estados do Brasil. Segundo o Climatempo ...

A importância de mais crédito para o agro em 2024

Investir no agro é investir no desenvolvimento sustentável, na segurança alimentar e no crescimento econômico do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!