19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCitricultura gera empregos

Citricultura gera empregos

Citricultura – Fotos: Shutterstock

Setor foi responsável por 38.327 admissões, o que representa 10,23% dos empregos gerados no Estado de São Paulo e 6,33% do total brasileiro

A citricultura encerrou o ano de 2020 como um dos setores de destaque na geração de empregos no país. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), a atividade gerou um total de 38.327 admissões durante o ano de 2020. O número é ainda mais representativo quando se observa que a laranja foi responsável por 6,33% do total de 605 mil novas admissões geradas pela Agricultura no Brasil no ano passado.

No estado de São Paulo, do total de 333,5 mil vagas criadas pela Agricultura, a laranja foi responsável por 10,23%, conforme indica o Caged. “A colheita da laranja é manual, o que faz o setor ser altamente demandante de mão de obra”, explica o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.  

Safra 2020/2021
Quando se observa o período de julho a dezembro, que marca o primeiro semestre da safra 2020/2021, a citricultura gerou um total de 17,2 mil vagas de emprego, o que corresponde a 7,64% das vagas geradas pela agricultura no Brasil e 13% das vagas geradas em São Paulo, no período. “A citricultura é um importante setor gerador de empregos, que colabora com contratações longo do ano, com todas as proteções legais aos trabalhadores em regiões que são carentes de vagas formais, o que gera renda e desenvolvimento para o interior de São Paulo”, explica Netto.

A safra da laranja acontece num período relativamente longo, entre oito a nove meses do ano, podendo chegar a 10 meses em algumas ocasiões. Toda a colheita é feita de forma manual, o que significa que no período cerca de 96 bilhões de laranjas foram colhidas por mãos humanas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de milho vai disparar

A produção de milho nesta nova safra 2021/22 deverá atingir 113,99 milhões de toneladas no Brasil, ...

Estudo avaliou exposição ocupacional de pulverização em citros

Com apoio do Fundecitrus e da Fundag, iniciativa apontou que utilização de cabines em tratores não é suficiente para reduzir exposição a ingredientes ativos durante aplicação de agroquímicos com emprego de turbopulverizadores.

Arc™ farm intelligence avança no monitoramento de cigarrinha do milho

Tecnologia fornece dados, informações e suporte para tomadas de decisões para proteção da lavoura.

Onda de calor no Brasil se espalha

Uso de tecnologias sustentáveis é uma solução para mitigar os efeitos do calor nas plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!