19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosRecorde de milho safrinha é registrado

Recorde de milho safrinha é registrado

Milho – Fotos: Shutterstock

As consultorias Céleres e INTL FCStone estimam recorde na segunda safra de milho (2019/20), apesar das preocupações com o clima seco em algumas áreas. De acordo com a Céleres, o milho safrinha deverá registrar recorde de 73.5 milhões de tonelada e a INTL FCStone prevê produção recorde de 73.9 milhões de toneladas. As informações foram divulgadas pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

“Nessa primeira quinzena ou até o dia 20, há previsão de chuvas em todas as regiões produtoras tanto de milho safrinha quanto algodão, café… e isso possibilita condições excepcionais para o desenvolvimento das lavouras”, disse a analista da consultoria, Ana Luiza Lodi.

No entanto, o sócio-diretor da Agrosecurity e ex-diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Fernando Pimentel, contesta as previsões anteriores. “Acho muito prematuro começar a subir a estimativa de produtividade, que está provavelmente baseada numa boa condição da safrinha em Mato Grosso. No entanto, há outras regiões que entraram fora da janela ideal de plantio. Por isso, a minha estimativa é de 71.5 milhões de toneladas”, comentou.

Segundo ele, o desempenho em Mato Grosso “é muito bom, houve chuvas, mas 20% do milho foi plantado fora da janela ideal”. Já o Estado de Goias, segundo ele, “teve cerca de 40% do milho semeado fora da janela”. 

“Houve um pouco de risco de falta de chuva, mas agora deu uma melhorada. Mesmo assim, o milho foi plantado um pouco fora da janela, mas neste caso a chuva chega em meados ou final de abril”, completa reconhecendo que em Mato Grosso do Sul “a situação é complicada, há muito atraso, a safrinha entrou bem mais tarde e com redução de tecnologia”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais produtividade e rentabilidade

A tecnologia do extrato Acadian baseada em sustentabilidade, inovação e pesquisa ...

Experiência sul-africana na produção de milho sob restrições climáticas

André Aguirre Ramos Engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia andre.aguirreramos@gmail.com Desde 2012, o Brasil se tornou um país produtor de milho de segunda safra, também chamada safrinha....

Entenda por que os microrganismos trazem uma série de benefícios para a agricultura

A tecnologia e pesquisa aplicada ao setor agro comprovam que os muitos microrganismos são essenciais para uma boa saúde dos solos, sanidade e desenvolvimento das plantas, impactando diretamente na produtividade dos cultivos.

Produção de alho no Brasil

Motivos de comemoração não faltam para os produtores de alho no Brasil ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!