29.6 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisApiculturaCitricultura favorece a preservação

Citricultura favorece a preservação

Abelha – Foto Fundecitrus: Rafael Garcia

Matas localizadas nas proximidades dos pomares de laranja, que têm vida produtiva de cerca de 20 anos, tornam-se estáveis e seguras para a vida animal; propriedades de SP e MG possuem 182 mil hectares de floresta preservada

A perenidade da citricultura cria condições favoráveis para a preservação da biodiversidade nas fazendas. Como as árvores de citros têm vida produtiva de cerca de 20 anos, sem movimentação frequente da terra ou da cobertura verde, e o sistema de cultivo demanda baixo trânsito de equipamentos invasivos, as matas localizadas nas proximidades dos pomares tornam-se estáveis e seguras para a vida animal. Além disso, os frutos servem como alimento para pássaros e pequenos animais.


Dentro das propriedades citrícolas do cinturão de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais, maior região produtora de laranja e suco de laranja do mundo, existem 181.750 hectares de floresta preservada, uma relação de 1 hectare de mata nativa para cada 2,5 hectares com plantio de citros – os dados são de um levantamento feito pelo Fundecitrus com metodologia da Embrapa Territorial.
É por isso que animais silvestres, como veados, capivaras, tucanos e araras, são vistos com frequência nas proximidades e até mesmo em meio aos pomares de citros.


Para incentivar a proteção ambiental pelo setor e a preservação da biodiversidade nos pomares, o Fundecitrus acaba de lançar o Citricultura Sustentável, conjunto de ações que promove ainda a adoção de boas práticas agrícolas e a capacitação de citricultores, profissionais do setor e trabalhadores do campo.
“A atuação do Fundecitrus sempre buscou estimular a produção responsável de alimentos e a redução de impactos, com muitos resultados importantes já obtidos, e o Citricultura Sustentável reúne e amplia os projetos e programas da instituição”, diz o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Marcelo Scapin, membro do comitê gestor da iniciativa.


Preservação dos polinizadores
O biólogo do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Unesp-Rio Claro, Osmar Malaspina, chama a atenção para a influência positiva da conservação das matas junto aos polinizadores.
“Essas áreas protegidas ajudam na preservação de espécies polinizadoras, como as abelhas. A presença desses polinizadores gera ainda um retorno financeiro significativo ao produtor, aumentando a quantidade e a qualidade dos frutos produzidos”, diz o pesquisador.
Segundo dados do IBGE, 84% do mel produzido no estado de São Paulo vem de municípios do cinturão citrícola. Nestas cidades, o crescimento da produção de mel de 2000 a 2016 foi muito maior (+136%) do que em cidades de fora do cinturão citrícola (+72%).
Galeria de fotos: na página do Citricultura Sustentável, diversos registros mostram a presença e riqueza da fauna e flora nas fazendas de citros. Confira em www.fundecitrus.com.br/citriculturasustentavel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos – Aplicação garante laranjas mais uniformes

Os aminoácidos estão presentes em todas as plantas, existindo cerca de 20 aminoácidos essenciais com concentrações e funções distintas. Entretanto, devido a condições de estresses como, por exemplo, ataque de pragas e doenças, desordem nutricional, deficiência hídrica, entre outros, os aminoácidos produzidos naturalmente podem não ser o suficiente.

Piccin Implementos Agrícolas apresenta soluções inovadoras

Empresa que lançará durante a Agrishow novos produtos, será um dos destaques da Arena Tecnológica   O produtor vive o desafio diário de produzir mais em...

Óleo da casca de laranja otimiza pulverização

As produtividades das culturas vêm passando por um incremento de produtividade no decorrer dos anos, isso devido ao melhoramento genético, que busca cada vez mais tornar as plantas mais estáveis e produtivas, às melhorias na nutrição de plantas com fertilizantes mais eficientes e com mais tecnologia embutida, à construção do perfil de solo e ao manejo fitossanitário das culturas.

Pimentão não é o vilão das hortaliças

Cultivar é extremamente saudável, mas ainda há poucos defensivos registrados para utilização em seu cultivo Assim como outras hortaliças de cultivo intensivo, o pimentão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!