21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesPrincipais pragas e doenças da framboesa

Principais pragas e doenças da framboesa

Paula Almeida NascimentoDoutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

Framboesa – Crédito Odara Luiza Marques

O Botrytis, ou mofo cinzento – agente causal Botrytis cinerea, tem sintomas que surgem como requeima de brotos e manchas no fim do verão. Manchas cinzentas ocorrem nas folhas velhas, pecíolos e nós. Causa a morte de ramos. As manchas apresentam círculos concêntricos de cor bege a marrom e, às vezes, com presença de esclerócios pretos.

A ferrugem – agente causal Pucciniastrum americanum – é a doença de maior ocorrência no Brasil, sendo mais grave quando ocorrem temperaturas entre 18 e 26°C e alta umidade.

Como sintomas, no verão, manchas pequenas amareladas a marrom desenvolvem-se nas folhas maduras. O patógeno infecta folhas, cálice, pecíolos e frutos, podendo apresentar sintomas em pós-colheita. A cultivar Heritage é muito suscetível e pode sofrer defoliação.

O controle envolve usar cultivares resistentes e remover os ramos doentes.

Manejo e práticas indicadas para controle e redução das doenças

Manejo adequado da planta e do solo visa evitar o desenvolvimento denso da parte aérea, condição que permite longa duração do molhamento da planta. A colheita frequente evita o amadurecimento excessivo e o rompimento de drupetes.

O cultivo protegido reduz incidência da doença. Não existem fungicidas registrados para a cultura da framboesa no Brasil. Alternativas utilizadas para conviver e manter as doenças em um nível de dano baixo têm sido a utilização de caldas e produtos permitidos na agricultura orgânica, como calda bordalesa, calda viçosa e alguns desinfetantes à base de cloro.

Pragas

[rml_read_more]

A mosca-das-frutas – Anastrefa fraterculus – é a principal praga que ataca os frutos da framboeseira. Seu manejo compreende a instalação de armadilhas para captura e monitoramento da população de adultos do inseto.

Recomenda-se a utilização de iscas tóxicas nas bordas do pomar assim que se detectar nas armadilhas a presença das moscas. A colheita diária e antecipada, evitando frutos muito maduros no pomar. Não existem inseticidas registrados para a cultura da framboesa no Brasil. Utiliza-se inseticidas alternativos indicados para a agricultura orgânica, mas com eficiência baixa no controle.

Os agroquímicos registrados para cultura da framboesa são poucos, assim, o manejo integrado de pragas, com controles alternativos e preventivos, é essencial ao seu cultivo. A escolha adequada do local de implantação do pomar, seleção de variedades selecionadas, tratamento de solo e plantio de mudas sadias são algumas medidas que evitam o surgimento de pragas.

Além disso, o controle de plantas daninhas é de extrema importância no cultivo da framboeseira, pois essa planta tem sistema radicular superficial, o que a coloca em desvantagem ao competir por água e nutrientes. Ademais, algumas plantas daninhas podem abrigar insetos e doenças. A eliminação das plantas invasoras é feita manualmente com enxada ou com herbicidas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo de estresses em plantas

O engenheiro agrônomo Sérgio Antônio Barraca esteve presente no RURALCAMPOCAST para um bate papo sobre o manejo de estresses em plantas.

Fitossanidade da melancia pode abalar a produção

  Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e pesquisador da Epagri/Estação Experimental de São Joaquim felipemoretti113@hotmail.com A melancia (Citrulluslanatus) foi a segunda fruta mais...

Armazenamento de uvas em câmara fria

A viticultura brasileira apresenta características únicas em cada região onde é produzida, como por exemplo, ciclos de produção, época de colheita e tipo de produto.

Indutores de resistência e o desenvolvimento das defesas naturais da planta

A ação positiva dos indutores de resistência e fitossanitários somam benefício à planta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!