26.6 C
Uberlândia
domingo, abril 20, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosPragas e doenças do pequizeiro

Pragas e doenças do pequizeiro

Pequi – crédito Embrapa

O pequi é nosso, é de todo mundo! Sem essa de rixa. Goiás e Minas Gerais trabalham juntos para proteger, preservar e multiplicar a cultura do pequizeiro entre os produtores rurais e em prol do Cerrado brasileiro. Para isso, muitos projetos de pesquisa agropecuária estão em andamento pelos corpos científicos de ambos os Estados. Para compartilhar os resultados mais recentes, muitos deles inéditos, com a comunidade técnico-científica que acompanha a produção do pequi, o Governo de Goiás por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) realiza, nestas terça (29) e quarta-feira (30), em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), um Ciclo de Palestras on-line e aberto ao público dedicado exclusivamente ao assunto. Participam do evento não só pesquisadores das instituições como também convidados que se destacam no tema em demais centros de pesquisa país afora.

Pesquisadora do Laboratório de Entomologia e Controle Biológico da Emater Goiás, a Doutora Karin Ferreto Santos Collier explica que a proposta do evento parte da necessidade de se debater e compartilhar informações acerca, principalmente, das doenças e pragas que vêm acometendo os pequizeiros, como a recente broca-do-tronco, que chega até as raízes da planta, construindo galerias dentro do tronco e das raízes, levando a árvore à morte. Por isso, ressalta, este Ciclo de Palestras será voltado ao debate sobre as doenças e pragas do pequizeiro.

“Vamos apresentar os avanços com a pesquisa com a broca-do-tronco e também abordar uma nova praga que foi identificada em Minas Gerais, que é um percevejo que tem atacado as flores do pequizeiro. Serão palestras curtas e que apresentarão muitos dados, muitos deles ainda não publicados. São informações novas que não estão em livros e nem na internet. São informações bem atualizadas”, destaca a pesquisadora, que ainda enfatiza que o evento atende uma demanda do campo, de quem trabalha com assistência técnica, por isso buscará responder algumas perguntas que têm sido feitas por esse público.

O Ciclo de Palestras será transmitido ao vivo no canal da Epamig no YouTube: youtube.com/EpamigMinasGerais. Haverá certificado para os participantes.

Confira todos os palestrantes e a programação completa:

ARTIGOS RELACIONADOS

Isla apresenta novidades na Hortitec

A Isla Sementes, uma das maiores empresas do setor do país, vai apresentar novidades na 22ª edição da Hortitec, que ocorre entre 17 e...

Cooperativa Agropecuária de Insumos Holambra – Ao alcance dos olhos do produtor

A Cooperativa de Insumos Holambra participa da Hortitec desde sua primeira edição. “O fato de estar situada em Holambra, onde acontece o evento, permite...

Percepção do agronegócio brasileiro na Europa

Realizado no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca, o levantamento trará dados sobre como cidadãos, jornalistas e distribuidores veem o Agro do Brasil.

Termotécnica mostra tendências para mercado de HF

Esta será a terceira edição que a Termotécnica expõe suas soluções DaColheita na Hortitec. “O evento é uma grande vitrine para apresentarmos as novidades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!