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Percepção do agronegócio brasileiro na Europa

Realizado no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca, o levantamento trará dados sobre como cidadãos, jornalistas e distribuidores veem o Agro do Brasil.

Divulgação

Ter uma visão estratégica da cadeia produtiva é fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro. Por isso, com o objetivo de buscar dados reais da percepção do mercado europeu sobre o Agro nacional, foi realizada a pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, cujos dados inéditos serão apresentados durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, que ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

A pesquisa, que foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), teve como foco identificar as percepções existentes, inicialmente, em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores.

“É importante reconhecer que temos muitas realidades positivas que ainda não são devidamente percebidas nas sociedades consumidoras, por isso, a oportunidade desta pesquisa. No CNMA, apresentaremos as doze principais sínteses conclusivas”, afirma o professor, sócio-diretor da Biomarketing e curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon.

A pesquisa foi realizada no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca sobre uma base de 590 mil entrevistáveis. Segundo o Head Associate da Onstrategy, José Antonio Silva, os métodos de consulta utilizados são qualitativos e quantitativos, relacionados com aspectos como notoriedade, posicionamento, reputação (produtos, inovação, sustentabilidade, empregabilidade, ambiente social, ambiente ecológico e governança) e prosperidade.

A OnStrategy é uma empresa de consultoria europeia, com sede em Lisboa, com mais de dez anos de atuação. “Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar como os diferentes stakeholders percebem o agronegócio brasileiro, com uma abordagem perspectiva de multistakeholders. Com esse objetivo, identificamos áreas de convergência, atrito, fricção, indiferença, aprovação, ponto de vista e percepção, capazes de sinalizar possíveis caminhos para a melhoria da reputação e posicionamento de imagem do agronegócio brasileiro”, complementa Silva.

A seleção dos países levou em consideração sua relação com o Brasil e como suas visões podem impactar o agronegócio brasileiro. A coleta de dados da pesquisa foi realizada tanto de forma on-line quanto presencial e via telefone.

Uma visão real do agro brasileiro

Para a diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro, a pesquisa traz ao agronegócio brasileiro uma visão disruptiva entre a percepção enquanto fornecedores de commodities e a realidade. “A Serasa Experian patrocinou essa pesquisa pois acredita no poder da democratização de informações e visa reforçar a perspectiva de como o Brasil está sendo visto externamente, com dados de confiança que beneficiarão toda a cadeia, desde os produtores e exportadores, até as logísticas, revendas e tradings.

 A executiva comenta como a maioria dos países europeus exigem critérios de compliance socioambiental para a importação de produtos brasileiros, analisando tanto as certificações de origem e preservação ambiental, como a segurança de que o produtor segue as leis trabalhistas locais. “Dessa forma, é fundamental entendermos como o nosso agronegócio é percebido internacionalmente para continuarmos na direção certa e potencializarmos a reputação do setor”.

Daniela pontua, ainda, que essa perspectiva também é importante para os consumidores, que estão cada vez mais atentos para entender se o que está sendo consumido tem uma origem limpa, e as empresas, que querem ter a certeza de que os projetos que estão financiando possuem responsabilidade socioambiental.

“A pesquisa que patrocinamos surge para dar uma visão real de como o nosso ‘cliente final’ enxerga o Brasil frente ao tema agro e possibilita uma comunicação mais assertiva sobre os diversos pontos positivos que o agronegócio brasileiro tem para mostrar”, diz a diretora de Operações da Serasa Experian.

Coletiva de Imprensa

Os resultados da pesquisa serão apresentados durante coletiva de imprensa, no dia 26/10, às 15h30. A divulgação será realizada pela diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro; o Head Associate da OnStrategy, José Antonio Silva; o curador de conteúdo do Congresso, José Luiz Tejon, a diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot e a diretora-executiva da Eksim-Co (ex-USDA), Fabiana Fonseca.

Mesa-redonda

Para as congressistas, os resultados serão apresentados durante uma mesa-redonda a ser realizada também no dia 26 de outubro, às 18h.

As inscrições para o CNMA ainda estão abertas. Acesse o site www.mulheresdoagro.com.br e saiba mais.

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