20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosBrasil tem primeiro drone 100% conectado à tecnologia 5G

Brasil tem primeiro drone 100% conectado à tecnologia 5G

Drone – foto ilustrativa – Crédito: Shutterstock

O drone NAURU 500C da XMobots, maior fabricante de drones do Brasil e da América Latina, é o primeiro 100% brasileiro conectado à tecnologia 5G para missões do agronegócio nacional. O equipamento foi desenvolvido em uma iniciativa da Ericsson e da São Martinho S.A, um dos maiores grupos do mercado sucroenergético do mundo, em parceria com a Vivo Empresas.

O primeiro local selecionado para a implantação da tecnologia 5G de comunicação foi justamente na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP). Para evitar a construção de outras torres de transmissão no local, foi adotada a solução Microwave Ericsson MINI-LINK, que permite a interligação via microondas para as áreas remotas estratégicas e que elimina o risco de rompimento de fibra óptica por alguma máquina no campo.

O uso da tecnologia 5G permite ao NAURU 500C realizar um mapeamento de alta precisão com transmissão de vídeo e com controle em tempo real de todo o processo de captura de imagens. Com a alta velocidade e baixa latência do 5G, a câmera embarcada no drone tem também a capacidade de realizar live streaming em tempo real e com imagens de alta definição.

A tecnologia empregada com o 5G potencializa aos agricultores eficiência nos processos e nas operações. Entre outros benefícios e vantagens, os drones serão ainda mais precisos nos desafios do campo como na detecção de plantas daninhas, no controle inteligente de pragas ou para a localização e identificação de focos de incêndio em canaviais.

“Hoje, os drones da XMobots permitem trazer a melhor produtividade para as missões, sejam agrícolas ou não, reduzindo o tempo das operações e análises, de dias para poucas horas. E com a disponibilidade de conectividade às redes móveis que os drones da XMobots possuem, a produtividade e eficiência oferecidas só tendem a aumentar”, conclui Giovani Amianti, CEO da XMobots.

Sobre a XMobots

Fundada em 2007, a XMobots é a maior empresa do Brasil e América Latina especializada no desenvolvimento e fabricação de drones. Em 2020, a empresa foi classificada como a 15ª maior empresa de drones do mundo pelo Drone Market Report 2020, relatório produzido pela Drone Industry Insights, maior empresa de pesquisa voltada ao mercado de drones. Atualmente a XMobots conta com 170 colaboradores, dos quais cerca de 60 são engenheiros que compõem a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Este time é responsável por todo o desenvolvimento de tecnologias embarcada nos drones, como airframes, aviônicos, sensores, além de softwares baseados em inteligência artificial. Em 2019 a XMobots recebeu um investimento Series A no valor de R﹩ 30 milhões do fundo Aerotec, e atualmente a empresa está participando de uma rodada Series B com Fundos de Private Equity.

ARTIGOS RELACIONADOS

Drone que voa sozinho no meio de florestas pode ser aliado contra o desmatamento

No entanto, realizar esse trabalho manualmente é praticamente inviável tendo em vista a dificuldade de acesso a algumas matas e o longo tempo para execução das tarefas, que podem levar semanas para serem finalizadas, além de exporem os profissionais a diversos riscos, como quedas em buracos e ameaças de animais.

Uso de drones para controle biológico de pragas atrai investidores

Monitoramento e pulverização por drones já não são mais novidade. A tecnologia que está atraindo ...

14 PIX amplia eficiência com a utilização de tecnologias de mapeamento, inteligência artificial, Big Data, IOT, pulverização de precisão edrones

Com atuação em toda América, a empresa reduz custos operacionais do cliente em até 85% baseada em coleta de dados com uso de drones...

Pesquisa, tempo, tecnologia e aprendizado reafirmam o trabalho da Fundação MT no campo

Janeiro e fevereiro são períodos de colheita da soja e semeadura da segunda safra (milho, algodão e outras culturas) em Mato Grosso. São também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!