25.3 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBayer firma parceria com Adroit Robotics

Bayer firma parceria com Adroit Robotics

Rodrigo Morais

Com o objetivo de aproximar cada vez mais os citricultores de soluções inovadoras, a Bayer, multinacional alemã de saúde e nutrição, acaba de anunciar uma parceria com a agtech Adroit Robotics. Especializada em inteligência artificial, a startup desenvolveu a tecnologia LeafSense, capaz de coletar dados do pomar para auxiliar fruticultores a tomarem decisões mais assertivas no campo.
 

A parceria, que começou a ser construída em 2020, beneficiará os usuários do Impulso Bayer, programa de fidelidade e relacionamento da companhia. Produtores cadastrados no programa poderão trocar pontos pela tecnologia da Adroit por meio do marketplace Orbia.
 

Segundo Rodrigo Morais, líder da estratégia de frutas e vegetais para Latam da Bayer, a novidade está em linha com os pilares estratégicos e objetivos da Bayer de ampliar a variedade de soluções customizadas para seus clientes e ajudar a moldar o futuro da agricultura. “A inovação é um processo colaborativo e é por isso que temos fomentado e atuado por meio do modelo de inovação aberta com startups, hubs e outras entidades para firmar parcerias em busca de soluções inovadoras para desafios e problemas do agronegócio”, afirma Morais.
 

O executivo ainda diz que transformação digital está no DNA da empresa e que a companhia possui o compromisso de levar diferentes soluções neste sentido para o produtor rural. “Por meio da parceria com a Adroit ampliamos nosso alcance aos produtores de frutas e vegetais e podemos auxiliá-los no aumento de produtividade com o uso da tecnologia”, conclui.
 

A tecnologia LeafSense conta com sensores inteligentes compatíveis com qualquer maquinário agrícola, que continuamente escaneiam plantas e frutos, utilizando inteligência artificial e imagens de alta resolução para mapear a produtividade e saúde do pomar — tudo georreferenciado e disponibilizado ao produtor através de um dashboard de fácil manuseio.


“Com esta parceria, expandiremos ainda mais as soluções que entregamos aos nossos clientes, permitindo maior agilidade, produtividade, sustentabilidade e tomada de decisão mais assertiva. É um ganho expressivo para o citricultor e uma oportunidade de ele se tecnificar ainda mais”, reforça Morais.
 

Desde 2020, a tecnologia foi testada em pilotos distribuídos por 14 propriedades de citrus com mais de 70 hectares cada, somando mais de 1 mil hectares e 4 milhões de árvores monitoradas. De acordo com Fabio Terracini, CEO da Adroit Robotics, o período foi importante para entender as dores do citricultor e, agora, a parceria com a Bayer vem para potencializar o alcance da tecnologia.


“Ao levar para o campo uma solução tecnológica nova e disruptiva em parceria com uma empresa tradicional como a Bayer, que possui profundo conhecimento do setor, pretendemos acelerar a disseminação do conhecimento e ajudar os produtores rurais a extrair o melhor dos seus pomares, alavancando seus ganhos de forma significativa”, pontua Terracini.

O gerente agrícola do Grupo Vidotti, Fabrício Santos, teve a oportunidade de aplicar a tecnologia no dia a dia da empresa e conta que os benefícios têm sido notados desde o momento inicial. “Conheci a tecnologia a partir dos representantes da Bayer. Utilizamos o sistema para fazer o inventário, que nos ajuda a fazer o replantio de toda a propriedade apenas com os dados obtidos pela plataforma. Também estamos acompanhando os números das estimativas e evolução do diâmetro dos frutos, que nos ajudará no planejamento financeiro da propriedade”, diz.
 

Entre as outras funcionalidades disponibilizadas pela LeafSense estão a possibilidade de acompanhar o período de maturação dos frutos, quantificar os que estão no solo e conferir se há falhas no pomar para fazer a reposição das árvores, além de apoiar na detecção de pragas e doenças logo no estágio inicial e em larga escala.
 

De acordo com Rodrigo Morais, da Bayer, a companhia busca soluções e parcerias que permitam uma produção maior por hectare e reduzam o impacto ambiental, possibilitando uma tomada de decisão mais inteligente e eficiente aos seus clientes. “Oferecemos soluções concebidas para atender às necessidades específicas das propriedades rurais, lavouras e solos dos agricultores. Por meio desta parceria com a Adroit, damos mais um passo para levar ainda mais inovação ao produtor rural. Teremos um produtor de vanguarda na tecnologia”, finaliza o executivo. anexo 2


Sobre a Bayer
  A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020, o Grupo contou com cerca de 100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4 bilhões. As despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões. Para mais informações, acesse o site da Bayer. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Bayer apresenta soluções sustentáveis e inovadoras

O evento Fields of Opportunity 2022 apresenta tecnologias que visam promover a produtividade e a sustentabilidade no campo e o crescimento da empresa.

Decopon: a tangerina híbrida sem sementes

A tangerina “Dekopon” é uma fruta que ainda não é conhecida pela maioria dos mercados consumidores brasileiros e está em fase de pesquisa, mas vem ganhando espaço na citricultura.

Plataforma digital da Bayer chega a 22 milhões de hectares mapeados

País segue como o segundo maior mercado da Climate FieldView™, atrás apenas dos Estados Unidos.

Produtores colhem uma média de 105 sacas por hectare com nova biotecnologia em soja da Bayer

Semeada comercialmente pela primeira vez na safra 21/22 no Brasil, 41 sojicultores dobraram produtividade com Intacta2 Xtend®, atrelando rentabilidade à sustentabilidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!