Com o objetivo de aproximar cada vez mais os citricultores de
soluções inovadoras, a Bayer, multinacional alemã de saúde e nutrição, acaba de
anunciar uma parceria com a agtech Adroit Robotics. Especializada em
inteligência artificial, a startup desenvolveu a tecnologia LeafSense, capaz de
coletar dados do pomar para auxiliar fruticultores a tomarem decisões mais
assertivas no campo.
A parceria, que começou a ser construída em 2020, beneficiará os
usuários do Impulso Bayer, programa de fidelidade e relacionamento da
companhia. Produtores cadastrados no programa poderão trocar pontos pela
tecnologia da Adroit por meio do marketplace Orbia.
Segundo Rodrigo Morais, líder da estratégia de frutas e vegetais
para Latam da Bayer, a novidade está em linha com os pilares estratégicos e
objetivos da Bayer de ampliar a variedade de soluções customizadas para seus
clientes e ajudar a moldar o futuro da agricultura. “A inovação é um processo
colaborativo e é por isso que temos fomentado e atuado por meio do modelo de
inovação aberta com startups, hubs e outras entidades para firmar parcerias em
busca de soluções inovadoras para desafios e problemas do agronegócio”, afirma
Morais.
O executivo ainda diz que transformação digital está no DNA da
empresa e que a companhia possui o compromisso de levar diferentes soluções
neste sentido para o produtor rural. “Por meio da parceria com a Adroit
ampliamos nosso alcance aos produtores de frutas e vegetais e podemos
auxiliá-los no aumento de produtividade com o uso da tecnologia”, conclui.
A tecnologia LeafSense conta com sensores inteligentes compatíveis com qualquer maquinário agrícola, que continuamente escaneiam plantas e frutos, utilizando inteligência artificial e imagens de alta resolução para mapear a produtividade e saúde do pomar — tudo georreferenciado e disponibilizado ao produtor através de um dashboard de fácil manuseio.
“Com esta parceria, expandiremos ainda mais as soluções que entregamos aos
nossos clientes, permitindo maior agilidade, produtividade, sustentabilidade e
tomada de decisão mais assertiva. É um ganho expressivo para o citricultor e
uma oportunidade de ele se tecnificar ainda mais”, reforça Morais.
Desde 2020, a tecnologia foi testada em pilotos distribuídos por 14 propriedades de citrus com mais de 70 hectares cada, somando mais de 1 mil hectares e 4 milhões de árvores monitoradas. De acordo com Fabio Terracini, CEO da Adroit Robotics, o período foi importante para entender as dores do citricultor e, agora, a parceria com a Bayer vem para potencializar o alcance da tecnologia.
“Ao levar para o campo uma solução tecnológica nova e disruptiva em parceria
com uma empresa tradicional como a Bayer, que possui profundo conhecimento do
setor, pretendemos acelerar a disseminação do conhecimento e ajudar os
produtores rurais a extrair o melhor dos seus pomares, alavancando seus ganhos
de forma significativa”, pontua Terracini.
O gerente agrícola do Grupo Vidotti, Fabrício Santos, teve a
oportunidade de aplicar a tecnologia no dia a dia da empresa e conta que os
benefícios têm sido notados desde o momento inicial. “Conheci a tecnologia a
partir dos representantes da Bayer. Utilizamos o sistema para fazer o
inventário, que nos ajuda a fazer o replantio de toda a propriedade apenas com
os dados obtidos pela plataforma. Também estamos acompanhando os números das
estimativas e evolução do diâmetro dos frutos, que nos ajudará no planejamento
financeiro da propriedade”, diz.
Entre as outras funcionalidades disponibilizadas pela LeafSense
estão a possibilidade de acompanhar o período de maturação dos frutos,
quantificar os que estão no solo e conferir se há falhas no pomar para fazer a
reposição das árvores, além de apoiar na detecção de pragas e doenças logo no
estágio inicial e em larga escala.
De acordo com Rodrigo Morais, da Bayer, a companhia busca soluções e parcerias que permitam uma produção maior por hectare e reduzam o impacto ambiental, possibilitando uma tomada de decisão mais inteligente e eficiente aos seus clientes. “Oferecemos soluções concebidas para atender às necessidades específicas das propriedades rurais, lavouras e solos dos agricultores. Por meio desta parceria com a Adroit, damos mais um passo para levar ainda mais inovação ao produtor rural. Teremos um produtor de vanguarda na tecnologia”, finaliza o executivo. anexo 2
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa
global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos
e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das
pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo
crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a
impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir
de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e
criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa
confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020,
o Grupo contou com cerca de 100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4
bilhões. As despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões.
Para mais informações, acesse o site da Bayer.