28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosAgritalks promove práticas sustentáveis e inovadoras

Agritalks promove práticas sustentáveis e inovadoras

 Evento organizado pela ApexBrasil será realizado na quarta-feira (23) e reunirá autoridades brasileiras e emiráticas

Lavoura – Crédito: Shutterstock

As práticas sustentáveis do agronegócio brasileiro e as oportunidades de investimentos no setor serão apresentadas na edição Dubai do Agritalks, que ocorre nesta quarta-feira (23), a partir das 9h, horário dos Emirados Árabes Unidos. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Ciência,  Tecnologia e Inovações (MCTI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pertence a uma série de eventos com a participação de porta-vozes de alto nível brasileiros e estrangeiros, incluindo ministros, representantes de câmaras de comércio, influenciadores e CEOs ligados ao agro. Nesta edição, o Agritalks é também realizado em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e faz parte da programação relacionada à semana do agronegócio no âmbito da Expo 2020 Dubai.

Serão cinco painéis que abordarão temas como sustentabilidade, lucratividade, produtividade, financiamento do setor e políticas governamentais. A iniciativa visa contribuir para a construção e manutenção de imagem e reputação positiva da agricultura brasileira, por meio de debates qualificados com stakeholders nos Emirados Árabes Unidos, além de ampliar e aprofundar o relacionamento institucional com esse mercado e fortalecer o Brasil como parceiro estratégico.  

Autoridades brasileiras divulgarão as práticas sustentáveis e inovadoras da agropecuária brasileira e tecnologias produzidas em território nacional voltadas ao agronegócio. Outro alvo é oportunizar a internacionalização dessas tecnologias e startups brasileiras que atuam no setor. Desta vez, o evento é direcionado ao público emirático, incluindo formuladores de políticas e agentes governamentais, formadores de opinião, startups, incubadoras, centros de pesquisa, universidades, investidores, indústria de insumos e indústria de alimentos, altos executivos, academia, imprensa e outros stakeholders de interesse. Em edições anteriores, o Agritalks apresentou oportunidades do agronegócio brasileiro para os mercados da EUA, Índia e Reino Unido.

Mercado Agro

O mercado agro brasileiro responde por aproximadamente 25% do PIB Nacional e o setor possui uma agricultura baseada em ciência, tecnologia e inovação. Em quatro décadas, o Brasil criou um modelo sustentável e competitivo de agricultura tropical. Mais recentemente, nos últimos cinco anos, o Brasil tem consolidado um vibrante ecossistema de agricultura digital, contabilizando mais de 20 hubs distribuídos por todo território nacional, e mais de 2 mil startups focadas em soluções para a agropecuária (agritechs).

Entre janeiro e novembro de 2021, as exportações do setor somaram US$ 110,70 bilhões — um aumento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando também os resultados de 2019 e 2018, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os 10 principais destinos das exportações brasileiras em 2021 foram, respectivamente: China, Estados Unidos, Argentina, Países Baixos, Chile, Singapura, Coréia do Sul, México, Japão e Espanha. Entre os produtos mais exportados pelo Brasil, no mesmo ano, estão: soja; açúcares e melaços; carne bovina fresca, refrigerada ou congelada; farelos de soja e demais alimentos para animais, farinhas de carnes e de outros animais; carne de aves e suas miudezas comestíveis frescas, refrigeradas ou congeladas.

Cenário

O Agritalks ocorre em um contexto de dificuldades naturais enfrentadas pelos Emirados Árabes Unidos em fornecer segurança alimentar. A diminuição de água doce, o aumento das temperaturas e a desertificação da terra são algumas das principais ameaças que o país enfrenta. Assim, estratégias voltadas para a melhor utilização da terra ajudam o país a alcançar a diversidade e a segurança alimentar em certa medida. Entre as ações, estão práticas e soluções inovadoras, como hidroponia, agricultura vertical e orgânica e combinação de aquicultura. Os debates no Agritalks trarão cases de sucesso e permitirão intercâmbio de informações para uma cooperação mútua na inovação e superação destes desafios de forma sustentável.

Em um esforço a fim de garantir o fornecimento de alimentos contra as flutuações do mercado, o governo emirático tem investido em vários projetos agrícolas, inclusive com parceria no exterior, convidando investidores a inovar em práticas agrícolas no país.

Painéis

Os cinco painéis do Agritalks serão realizados entre 9h e 12h, no hotel Ritz Carlton Jumeirah. Confira a programação:

9h – Abertura

Participantes: Karen Jones (head do Dubai Office – ApexBrasil), Rafael Solimeo (head do Dubai Office – Câmara de Comércio Árabe-Brasil) e Fernando Igreja (Embaixador do Brasil nos EAU)

9h15 – Políticas governamentais para apoiar um futuro sustentável

Participantes: Fernando Camargo (vice-ministro da Agricultura), Noura Saeed Al Nuaimi (pesquisadora da Abu Dabi Agriculture, Food and Safety Authority – autoridade dos EAU )

9h45 – Projetos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável da agricultura

Participantes: Bhupen Dubey (chefe executivo do Advanta Seeds, UPL Group) e Elie Attalah (gerente executiva do Mena)

Moderador: Paddy Kennedy

10h25 – Floresta e programa de Algodão

Participantes: Joaquim Leite (ministro do Meio Ambiente), Mauro Mendes (governador do Mato Grosso) e Julio Busato (vice-presidente da Abrapa – Associação dos Produtores de Algodão)

10h40 – Inovação para Produtividade e Lucratividade em projetos de Agricultura.

Participantes: Celso Moretti (Presidente da Embrapa),  Bhanu Chowdhary (Universidade UEA – Colégio de Agricultura e Veterinária) e Tarifa Alzaabi (ICBA – Centro Internacional para Agricultura Biosalina)

Moderador: Kamal Lalwani

11h25 – Financiamento do setor de agronegócio

Participantes: Francisco Jardim (CEO da SP Ventures), Tarek Fouad (Head da Shorooq Partners) e ADIO (escritório de investimento de Abu Dhabi)

Moderador: Paddy Kennedy

12h05 – Fechamento

Márcio Rodrigues, Gerente de Agronegócios da ApexBrasil

Após a programação serão feitas reuniões multilaterais com foco na atração de investimentos estrangeiros para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do agronegócio brasileiro para a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos. Ao longo de 2021, a agência apoiou um total de 14.741 empresas brasileiras, por meio dos diversos serviços ofertados, chegando a um resultado 1,8% superior ao alcançado em 2020. Desse total de apoiadas, 5.639 são novas entrantes, ou seja, empresas que não participaram de nenhuma ação da ApexBrasil em 2020.

O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.  

ARTIGOS RELACIONADOS

Brandon já atua em mais de 40 países

A Brandon Products Limited está situada no Sudoeste da Irlanda, na Costa Atlântica. Com 20 anos de atuação, a Brandon começou com uma pesquisa...

Fruit Attraction mira mercado brasileiro de US$ 1,2 bilhão

Sucesso na Europa há 15 anos, evento desembarca no país com projeção de gerar mais de US$ 250 milhões em transações comerciais às empresas nacionais.

Lavoro marca presença na Farm Show MT 2023

Feira acontece entre 14 e 17 de março de 2023, em Primavera do Leste, no Mato Grosso.

Tomate Gabryelle, da Hazera, se destaca no segmento

O tomate Gabryelle, lançado em 2014 pela Hazera, tem saído à frente dos concorrentes. Segundo Camila Martin Salinas Rozas, coordenadora de Vendas e Desenvolvimento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!