21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesControle de pragas no feijão de forma sustentável

Controle de pragas no feijão de forma sustentável

Emerson Castro Representante Comercial da Nim Brasil

Feijão – Crédito: Cristiano de Oliveira

Principais pragas controladas pelo Óleo de Neem – Nim Brasil, juntamente com o Protect Sil (produto à base de fontes diferentes de dióxido de silício em nanopartículas): mosca-branca, lagarta das folhas, lagarta das vagens, mosca minadora, tripes, ácaros, pulgão percevejos, etc…

Com o manejo da Nim Brasil Controle Biológico e Nutricional, desde o início da cultura do feijão, dificilmente será necessário usar algum tipo de inseticida químico convencional. A redução em campo é de cerca de 80 até 100% dos mesmos, com isso, os custos de produtos e manejo (mão de obra, combustível, maquinário, energia elétrica etc…) são reduzidos de forma expressiva.

Normalmente, o número de entrada para pulverizações, em muitos casos, chega a ser de cerca de 50% (metade), isso com resultado em produtividade pelo seu controle excepcional, quando comparado aos produtos convencionais do mercado, chegando a um acréscimo de cerca de duas a quatro sacas a mais por hectare, com carência zero!

Preservando a vida do sistema

O controle de pragas com os produtos da Nim Brasil não afeta os inimigos/predadores naturais, que são tão importantes para o equilíbrio e a sustentabilidade da lavoura e o meio ambiente. Dessa forma, a área tratada fica repleta de joaninhas, percevejo reduviidae, tesourinhas, ácaros predadores, moscas, marimbondos, dentre outros, e observa-se um grande aumento do número dos polinizadores.

Para aumentar ainda mais a produtividade e ter precocidade, apresentamos ao produtor o Sistema Caramuru, em que o vegetal e o solo são tratados de forma especial, ou seja, desde o tratamento de sementes (Bioprotetor TS), com reflexos na melhoria da fertilidade do solo com o Natural Húmics (condicionador de solos), rico em ácidos húmicos (25%) e fúlvicos (5%), matéria orgânica (59%), carbono orgânico total (31%), e potássio (3%), aumentando a microbiota, e com isso levando maior disponibilidade de nutrientes para a planta.

Apresentamos, também, o controle de pragas com óleo de neem – Nim Brasil. (carência zero), juntamente com Protect Sil, aliado à nutrição foliar com 12 micro/macronutrientes dos fertilizantes foliares Fullgreen, com aditivos especiais, mais a nutrição via solo rica em NPK + carbono orgânico complexados para complementar a adubação de solo de forma balanceada.

O Sistema tem sua recomendação mediante análise da necessidade específica de cada cultura. Com este sistema nutricional e de controle de pragas, reduzimos entre 80 e 100% o uso de inseticidas convencionais, com grande diminuição no número de pulverizações na maioria dos casos, sem afetar os insetos polinizadores e predadores naturais.

Com isso, preservamos a saúde dos produtores, consumidores e meio ambiente, trabalhando de forma sustentável.

Foco

O grande objetivo desse sistema é ter plantas mais vigorosas, alta sanidade da lavoura e aumentar a imunidade da planta. Assim, reduzimos também o número de aplicações de fungicidas, resultando em plantas mais saudáveis, com um controle de pragas excepcional (menos vetores), as plantas ficam menos suscetíveis a doenças, o que vale para todas as culturas tratadas com o Sistema Caramuru.

Benefícios do Sistema Caramuru para cultura do feijão

  1. Maior e melhor desenvolvimento radicular (profundidade e lateralidade);
  2. Maior aproveitamento dos fertilizantes de solo;
  3. Fixação biológica de nitrogênio, maior disponibilidade de nutrientes, principalmente o fósforo, antes retidos no solo;
  4. Melhor desenvolvimento vegetativo (precocidade);
  5. Planta com maior vigor e maior calibre desde a germinação;
  6. Maior número de vagens por planta;
  7. Vagens com maior número de grãos;
  8. Grãos de ótima qualidade/coloração e mais pesados;
  9. Aumento real da produtividade entre 5 a 30%;
  10. O sistema também propicia a indução de resistência da planta;
  11. Sabor diferenciado por não ter, ou ter bem menos inseticidas convencionais;
  12. Grande redução de custos para o produtor, com bem menos entrada na lavoura;
  13. Lavoura bem mais rentável para o produtor.

A empresa

A Nim Brasil Controle Biológico e Nutricional, uma empresa genuinamente brasileira, atuando no mercado desde 2009, tem como meta levar ao produtor rural formas de manejar as culturas, com o objetivo de produzir de forma mais sustentável, reduzindo o uso de agrotóxicos e melhorando a qualidade de vida do produtor.

Também visa reduzir custos, com o aumento da produtividade, além de produzir alimentos mais nutritivos e saudáveis para o consumidor final. Para conhecer melhor nosso trabalho, assista aos vídeos com depoimento de clientes felizes, em nosso site: www.nimbrasil.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Equipamentos e a importância da capacitação dos operadores

Autor Rômulo José Nicolau Engenheiro mecânico e consultor técnico – Momesso Você certamente já sabe que o investimento em equipamentos de tratamento de sementes de...

Organominerais – Mais nutrientes para o solo

Elaine Maria Silva Guedes Lobato Doutora e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) " campus Paragominas elaine.guedes@ufra.edu.br Elizeu Monteiro Pereira Junior Graduando em Agronomia -...

Silício no controle da cigarrinha-do-milho

A época correta de aplicação é na fase inicial do crescimento da cultura, antes da infestação da cigarrinha.

Silício otimiza atuação do nitrogênio e reduz doenças no mamoeiro

O mamoeiro é considerado uma planta que acumula pouco Si, porém, mesmo em pequenas quantidades, o Si pode favorecer o metabolismo vegetal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!