19.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSeca no sul do Brasil faz soja despencar para 121,17 mi ton

Seca no sul do Brasil faz soja despencar para 121,17 mi ton

Soja – Crédito: shurtterstock

StoneX acentua produção enxuta da oleaginosa, destacando a perda gaúcha, com estimativa de colher 60% menos do que o alcançado no ciclo 2020/21

Em sua revisão de março, a StoneX trouxe mais um corte expressivo da safra 2021/22 de soja, com a produção ficando em 121,17 milhões de toneladas, recuo de 4,2% frente ao número de fevereiro e de 16,5% em relação ao recorde estimado anteriormente para o ciclo, em 145,1 milhões de toneladas.

O clima seco no Sul do Brasil continuou penalizando as safras do Rio Grande do Sul, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, com destaque para a produção gaúcha, cuja estimativa ficou em apenas 8,9 milhões de toneladas, 60% a menos que o alcançado no ciclo 2020/21. Minas Gerais também teve uma perda de potencial produtivo nesta revisão.

“Nem mesmo os ajustes positivos, em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, estados do Nordeste e do Norte, conseguiram compensar significativamente as fortes perdas esperadas”, ressalta a especialista de Inteligência de Mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

Com essa oferta menor, já que a produção foi estimada em 121,17 milhões de toneladas, a demanda também vai precisar se ajustar. Foi realizado mais um corte no número de exportações 2021/22, que passou de 80 para 75 milhões de toneladas, e o consumo doméstico foi ajustado para 47,8 milhões de toneladas.

Apesar da possibilidade de mudanças significativas, principalmente pelo lado da demanda, as perspectivas apontam para um balanço de oferta e demanda restrito, com os estoques finais estimados em 2,3 milhões de toneladas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Oferta de trigo deve ganhar incremento no ciclo 24/25

Segundo a StoneX, a expectativa é de que a produção brasileira seja parcialmente recuperada, após perdas ocasionadas por fatores climáticos adversos na safra 2023/24

Soja brasileira da safra 2021/22 está 64,0% comercializada

Vendas do milho de verão do mesmo ano comercial alcançam 51,6%. Dados da DATAGRO.

Pimenta: O tempero do Brasil

A pimenta é uma planta tipicamente tropical, adaptando-se a uma alta diversidade microclimática e, consequentemente, às várias regiões brasileiras. A área cultivada anualmente gira entre 5.000 e 6.500 ha, com produção em torno de 75 mil toneladas.

Regiões cafeeiras do Brasil atraem amantes da bebida

Unindo a experiência turística à cafeicultura regional, seis estados se destacam por opções gourmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!